TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM ENGENHARIA DE INSTALAÇÕES NO MAR

Por:   •  18/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM ENGENHARIA DE INSTALAÇÕES NO MAR

        

        

jader da mota siqueira

RESENHA SOBRE O ARTIGO:

 ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS: ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO EM UMA FÁBRICA DE JEANS NO SUDOESTE DE MINAS GERAIS

Macaé

2018

O artigo em questão aborda um estudo de caso de uma empresa do seguimento industrial têxtil, especificamente de jeans, que fica localizada no sudoeste de Minas Gerais, que trabalha com confecções de calças e shorts, tanto masculino como feminino. As peças são vendidas nos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, gerando assim uma alta demanda de produtos. São apresentados os pontos de relevância da aplicação dos estudos de tempos e métodos dos setores produtivos. De maneira mais precisa, o estudo focaliza seus recursos para analisar um processo específico dentro da cadeia produtiva dessa empresa, a preparação, que possui de forma muito relevante diversos sub-processos que a compõem, sendo maior gerador de atrasos na produção.

A busca constante por melhores formas de produzir leva a gestão dos setores produtivos a procurar por mais tecnologias, bem como parceiros que possam sempre estar fornecendo a matéria-prima em tempo hábil. Com isso, o setor estratégico da empresa se mune de recursos para melhor alinhar seus processos, a fim de ter a máxima efetividade produtiva, para ter a máxima absorção do mercado. Isso pode ser feito, uma vez que se tenha conhecimento completo dos seus processos de produção e tempo que consumido em cada etapa de fabricação do produto.

Os estudos de tempos e métodos tiveram seu início com Taylor e Gilbreth, que estudaram o tempo necessário para a realização de uma tarefa, bem como os movimentos básicos que um trabalhador precisa executar para fazer a sua atividade. Esses estudos permitem conhece mais a fundo o processo produtivo e eliminar as possíveis causas de falhas, como desvios ou desatenção. Aliado a isso, é possível determinar demais formas de otimizar o tempo do trabalhador e seus movimentos evitando assim esforços inúteis. Após uma análise minuciosa de uma determinada atividade feita por um trabalhador, uma vez que é dado a este, todos os recursos e condições para a conclusão da tarefa, é possível determinar um tempo padrão de execução de um trabalho. É válido lembrar que o trabalhador tenha todo o conhecimento necessário para a realização de suas atividades, caso contrário, este pode ser um fator que irá impactar a conclusão de uma tarefa.

A cronometragem é a técnica utilizada para conhecer o tempo de execução de qualquer atividade que seja. Com o devido tempo visualizado é possível fazer uma avaliação mais completa e detalhada sobre uma rotina de trabalho e seus degraus de evolução até a conclusão. Dessa forma uma análise mais aprofundada da cronometragem se torna um cronoanálise.

Todas as fases que compõem um processo de produção podem ser subdivididas, inicialmente, em três elementos principais: corte, preparação e acabamento. Tal prática permite uma descrição mais detalhada de cada elemento, assim como todas as demais características: ritmo do operário em cada elemento individual, balanceamento e padronização dos tempos numa mesma sequência de movimentos, possibilidade de reconstituição precisa do método, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com