TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO LÍQUIDO PENETRANTE

Por:   •  16/12/2018  •  Ensaio  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

ENSAIO LÍQUIDO PENETRANTE

1. Descreva resumidamente o ensaio utilizando o liquido penetrante.

Este método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície, penetrando nas descontinuidades. Após um determinado tempo de penetração, o excesso é removido, aplica-se um revelador e é feita a observação das descontinuidades através da observação do vazamento do líquido penetrante.

Líquido Penetrante pode ser usado em qualquer material. É essencial que o material seja cuidadosamente limpo, de outra maneira será impossível que o líquido penetre no defeito.

2. Cite as etapas do ensaio utilizando o liquido penetrante e faça uma breve descrição com as suas palavras sobre cada uma das etapas.

  1. Realizar a limpeza da peça: Caso seja necessário, é recomendado lixar ou jatear a superfície da peça, para garantir sua total limpeza.
  2. Aplicação do removedor: Aplicar o removedor para que a sujeira superficial se dissolva para total remoção.
  3. Secagem da superfície para que seja removido todo o removedor aplicado.
  4. Aplicação do líquido: Aplique o líquido penetrante e aguarde o tempo mínimo de penetração 5 minutos e se caso necessário, aguar de mais um tempo para que identifique as falhas mais finas.
  5. Revelador: Aplicar uma camada de revelador, onde o liquido penetrante está concentrado.
  6. Identificação das trincas: Aguardar o tempo de ativação do revelador e após este tempo as tricas apareceram em formas de marcas vermelhas.
  7. Limpeza: Após todo o processo de ensaio, realizar a limpeza total da peça analisada.

3. Cite os tipos de líquidos penetrantes e as suas diferenças básicas.

Os líquidos penetrantes são classificados quanto à visibilidade e quanto ao tipo de remoção de excesso. Quanto à visibilidade podem ser:

- Fluorescentes (método A) Constituídos por substâncias naturalmente fluorescentes, são ativados e processados para apresentarem alta fluorescência quando excitados por raios ultravioleta (luz negra).

- Visíveis coloridos (método B) Esses penetrantes são geralmente de cor vermelha, para que as indicações produzam um bom contraste com o fundo branco do revelador.

 

Quanto ao tipo de remoção do excesso, podem ser:

- Laváveis em água: Os líquidos penetrantes deste tipo são elaborados de tal maneira que permitem a remoção do excesso com água; esta operação deve ser cuidadosa; se for demorada ou se for empregado jato de água, o líquido pode ser removido do interior das descontinuidades.

- Pós-emulsificáveis: Neste caso, os líquidos penetrantes são fabricados de maneira a serem insóluveis em água. A remoção do excesso é facilitada pela adição de um emulsificador, aplicado em separado. Este se combina com o excesso de penetrante, formando uma mistura lavável com água.

- Removíveis por solventes: Estes tipos de líquidos penetrantes são fabricados de forma a permitir que o excesso seja removido com pano seco, papel-toalha ou qualquer outro material absorvente que não solte fiapo, até que reste uma pequena quantidade de líquido na superfície de ensaio; esta deve ser então removida com um solvente removedor apropriado.

4. Em qual situação devermos utilizar um líquido penetrante com revelação de trinca através da luz negra.

Este tipo de ensaio é realizado em ambientes sem iluminação. A lâmpada utilizada no processo deve estar acesa pelo menos 5 minutos antes do inicio do ensaio atingir a intensidade de 1.000micro watts/cm². A lâmpada faz com que o líquido penetrante emita uma luz, facilitando a visualização da trinca, isso trazendo uma maior precisão de análise. Porém, este método de realização do ensaio é um meto mais caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com