TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas ERP - enterprise resource planning

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas ERP - enterprise resource planning. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMAS ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING.

A Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A. com sede em Tóquio está visando conquistar o mer¬cado sul americano e decidiu abrir no Brasil uma filial comercial que será responsável em operacionalizar suas transações e ampliar abrangência no mercado compreendido pelo MERCOSUL.

A Empresa se caracteriza por uma forte dinâmica centrada em pesquisa e desenvolvimento, produção e comercialização com um alto investimento e estratégia de competição focada na diferenciação de produtos.

A Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A implantará um sistema ERP, no início somente com o módulo de vendas, mas que futuramente será acoplado ao sistema ERP da sua sede em Tóquio.

Os sistemas ERP são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Os ERPs são projetados para possibilitar aos gestores a tomada de decisão e realização de análises eficientes sobre questões importantes da organização sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do desempenho, da rentabilidade operacional, da qualidade e da disponibilidade.

Para o bom funcionamento dessa tecnologia, é necessário que a empresa realize a criação de uma cultura focada nessa ferramenta. Após a aquisição e implantação do sistema a Champions Indústria Farmacêutica fará a capacitação e treinamento adequado dos membros da equipe e das pessoas responsáveis pela suautilização, lembrando que a capacitação terá que ser em alguns casos específicos devido aos níveis hierárquicos existentes na organização.

Para implantar a ferramenta é preciso ter certeza de que todas as partes que se conectam com outras ferramentas estarão funcionando e que se realmente os módulos do sistema instalados aqui no Brasil se conecte com a matriz.

Depois da realização dos processos de implantar a cultura dessa tecnologia, realizar o treinamento de todos os colaboradores, acompanhar a implantação e fazer a sua manutenção, a ferramenta disponibilizará de forma organizada e estruturada para toda a empresa as informações de seu banco de dados.

2.1. Vantagens de um sistema ERP.

A Champions Indústria Farmacêutica valorizará a implantação de um sistema ERP por dois motivos:

O ERP cria uma estrutura de integração e aperfeiçoamento dos processos internos e externos;

O ERP permite a obtenção rápida de informações para uma tomada de decisão ágil e eficaz pelos gestores da organização.

Existem inúmeras vantagens na implantação de um ERP numa empresa, entre elas a eliminação do uso de interfaces manuais, otimização do processo de tomada de decisão, redução do tempo dos processos gerenciais, redução de custo e a implementação das melhores práticas gerenciais. Isso sem falar na eliminação de sistemas legados antigo sem possibilidade de manutenção ou atualização e que custam caro para a organização. Elencam-se como vantagens de implementação deum sistema ERP:

Otimização do fluxo da informação e sua qualidade dentro da organização (eficiência na tomada de decisão);

Eliminação de redundância de atividades;

Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado e atendimento ao cliente;

Aperfeiçoamento dos processos de trabalho,pois a competição exige que as companhias estruturem seus processos de negócios de modo que estes sejam tão eficazes e orientados ao cliente quanto for possível.

Padronização e atualização da infraestrutura de TI: com a implantação de um ERP a organização verá a necessidade de atualização de sua planta de TI de forma a compatibilizar as necessidades e as demandas do novo sistema à infraestrutura existente. A padronização reduz os custos de manutenção e treinamento dos usuários.

2.2. Projeto de Implantação e suas Fases.

O ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas é composto por uma sequência de fases como se fosse a trajetória da vida humana, com a concepção, desenvolvimento e a fase final, ou seja, a sua morte. Mediante isso, veremos como essas etapas devem acontecer.

Em toda metodologia de desenvolvimento deve-se respeitar pontos de avaliação de qualidade e realizar a revisão da qualidade do projeto e a validação formal com os envolvidos. Fases da metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação:

Estudo preliminar;

Análise do sistema atual;

Projeto lógico;

Projeto físico;

Projeto de implantação.

O estudo preliminar tem por objetivocompreender a necessidade e a estrutura do sistema a partir de suas origens e envolvidos concebendo através de uma visão global um protótipo com a primeira definição dos requisitos funcionais desejados, abrangências, objetivos, integrações, limitações, impactos e áreas englobadas.

No caso da Champions Indústria Farmacêutica pularemos a fase de análise de sistema atual não será necessária por se tratar de uma implementação do zero, ou seja, não há sistemas anteriores para analisar.

Na fase de projeto lógico define-se o que o sistema fará, é apresentada uma proposta de solução macro, os requisitos reais funcionais são definidos e o detalhamento da lógica ideal do projeto é desenhado. É nesse ponto que se conhece o ambiente e o produto existente.

No projeto físico define-se como o sistema fará o que se propõe a fazer, como será sua execução, como se dará a confecção de seus respectivos subsistemas e como será a configuração do layout de entrada e saída. Essa etapa é elaborada para que se obtenha uma visão sistêmica do ponto de vista físico e de segurança dos resultados.

Iniciada a conclusão da metodologia de desenvolvimento, é na fase de implantação que se elabora o plano real entre usuário com características reais de qualidade, produtividade e continuidade. Nesse momento de disponibilização, é feito o planejamento de implantação, o treinamento, a capacitação do cliente e/ou usuário e o acompanhamento pós-implantação.

Cada fase é constituída desuas respectivas subfases e é importante no início de cada fase fazer uma revisão da fase anterior, pois, com esse procedimento, pode-se encontrar algum ponto que precisa ser melhorado e com isso a fase em questão terá um rendimento melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com