TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enterprise Resource Planning ou ERP

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 2

ERP

O Enterprise Resource Planning ou ERP, surgiu na década de 90, com a exploração das necessidades do rápido desenvolvimento de sistema integradas com o intuito de atender às novas necessidades empresarias e também pelas empresas se pressionadas pela terceirização das atividades que não pertençam ao seu foco principal de negócio.

O que ajudou para o expansionismo desse sistema foi o aprimoramento das opções disponíveis no mercado e a evolução da tecnologia utilizada por esses pacotes (banco de dados relacionais, processamento cliente/servidor e a internet).

Um sistema ERP (em português, planejamento dos recursos empresarias), é um “Sistema de informação que facilita o fluxo de informação entre todas as atividades da empresa, tais como as quatro principais atividades da organização: fabricação, logística, finanças e recursos humanos”. (De O. Batista, Emerson; pág. 115, 2005)

O sistema não foi desenvolvido para um cliente específico, ele procura atender o numero Maximo de empresas. Disponibilizando um catalogo de processos empresariais, criado apartir de pesquisa e experimentos, às vezes sendo útil a empresa, pois nesse catálogo pode encontrar algum planejamento de uma empresa, porém por algum motivo não foi executado, pra isso aderir o sistema ERP pode-se tornar possível a incorporação do processo ao sistema da empresa.

Os sistemas ERP são geralmente divididos em módulos, que representam conjunto de funções que atende a um ou mais departamento de uma empresa.

O foco principal do ERP é o aumento da eficiência, visando as transações internas da empresa ou organização com seus funcionários e com as tecnologias utilizadas, considerando as transações externas (Cliente e fornecedores), tratando a empresa como um sistema aberto.

- Beneficio e problemas

Quando a empresa resolve utilizar o sistema ERP ela cria uma expectativa de alguns benefícios (como atualização da tecnologia, redução de custo de informática, acesso a informação para tomar medidas corretas sobre a empresa). Porém também há problemas. Podemos citar como benefício e problemas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com