TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL, ENQUANTO PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA.

Artigos Científicos: PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL, ENQUANTO PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  6.935 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Desejamos, por exemplo, suavizar a imagem de uma pessoa, mantendo sua aparência de poder. Qual o caminho das pedras? Quantos profissionais são capazes de analisar a imagem de uma pessoa e explicar o que ela expressa e por quê? A maioria não consegue ir além de dizer se as imagens de seus clientes são ou não bonitas, (HALLAWELL, 2009). O mesmo autor enfatiza o que distingue uma pessoa das outras e a faz ser única, não é sua profissão, mas suas características pessoais, sua personalidade, seu estilo de vida, seus sonhos e seus desafios. Enxergar de verdade as pessoas e interagir proveitosamente com elas requer uma grande mudança de atitude. O profissional de beleza precisa ter consciência da importância da imagem pessoal e de como ela afeta o senso de identidade das pessoas. Há ocasiões em que uma pessoa deseja brincar com sua imagem, criar uma espécie de personagem temporário. No entanto, é importante que ela esteja consciente dos poderosos efeitos que a imagem tem sobre seu estado emocional e psicológico, influenciando seu comportamento, diz Hallawell (2009).

Conforme Sarraf (2000) o profissional da área da beleza deve ter competência para interpretar informes técnicos sobre conceitos de beleza humana e de harmonia, levantando dados sobre tipos de maquilagem e de cabelo em uso e aqueles utilizados em diferentes períodos históricos, etnias e grupos sociais e etários. Classificar os diversos tipo de linhas e ângulos e os diferentes formatos anatômicos do rosto para compensação do perfil fisionômico.

De acordo com Chies (2008) A beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na idéia suprema de beleza. O erro não está na imagem, mas em como a vemos (TOMMASO, 2005). Queiramos ou não, ao observarmos a aparência de uma pessoa retiramos imediatamente uma gama de informações significativas: sexo, idade, raça, nível sócio-econômico e outras. Da mesma forma, diversas emoções e sentimentos podem ser projetados ou inspirados nesta imagem: simpatia, antipatia, desejo, aconchego, rejeição e outros, (ATUAÇÃO..., 2009). O profissional de beleza precisa ter consciência da importância da imagem pessoal e de como ela afeta o senso de identidade das pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

A postura inadequada é abrangente, indo desde a postura física ao mais sutil comentário negativo sobre a empresa na presença do cliente. Veja algumas posturas que o profissional de estética que são inadequadas frente aos seus clientes: mascar chicletes ou fumar no momento do atendimento, comer na frente do cliente comum nas empresas que oferecem lanches ou têm cantina, gritar para pedir alguma coisa, se coçar na frente do cliente e bocejar revela falta de interesse no atendimento. Aqui, podemos ter o efeito bumerangue, que torna um círculo vicioso na postura inadequada, pois, o atendente usa os chavões pensa dessa forma em relação ao cliente e a situação de atendimento, o cliente se aborrece e descarrega no atendente, ou simplesmente não volta mais. Para quebrar este ciclo, é preciso haver uma mudança radical no pensamento e postura do atendente. Toda a postura e comportamento do atendente vai levar o cliente a criar uma impressão sobre o atendimento e, consequentemente, sobre a empresa. Mantenha uma postura sóbria, discreta, de maneira de tratar seus clientes e mantenha uma fisionomia imparcial. Devemos dar atenção ao cliente, com educação e cortesia, nunca usar gírias e pseudônimos, apelidos caso o cliente não seja acostumado a ser tratado.

Um dos cuidados que devem ter com a imagem de forma geral A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas, leve as coisas positivas para dentro de seu local de trabalho e considere as negativas como exemplos a nunca serem seguidos. Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, garantindo segurança e qualidade tanto para clientes, como para a própria classe. O profissional deve zelar pela provisão e manutenção adequada de seu local de trabalho cabine, sala, gabinete, etc, aplicando princípios de higiene, saúde e biossegurança, o esteticista deve avaliar o tratamento estético adequado e necessário a cada cliente, de maneira particular e personalizada, responsabilizando-se pela aplicação do mesmo, dentro de parâmetros de absoluta segurança. Ter um local de trabalho que seja agradável e seguro, com serviços e produtos de qualidade e valores compatíveis. Muitos profissionais da beleza dão pouca atenção ao fato, mas saiba que a maneira de cumprimentar, de sentar, as atitudes, os gestos e movimentos, o tom de voz, a forma de se expressar. E para causar uma boa impressão não basta só cuidar apenas da aparência. O bom humor caminha lado-a-lado com os atributos indispensáveis para se transmitir também uma boa dose de beleza, simpatia e gentileza. Zelar pela boa aparência pessoal e do ambiente. Chame as pessoas pelo nome. O nome de uma pessoa é o som mais doce para ela na face da terra. O esforço de gravar e chamar as pessoas pelo nome diz do nosso interesse e da importância que as damos. Se o estabelecimento de estética cause impacto positivo, é necessário montar uma imagem própria, com marca personalizada, destacando-se da concorrência e atraindo o cliente. A aparência do lugar, mobiliário, equipamento, pessoal e outros sinais visíveis proporcionam ao consumidor de serviços evidenciarem a tangibilidade da qualidade de serviço oferecida. As empresas de serviços precisam demonstrar os seus ambientes de serviços com cuidado, pois podem causar uma má impressão em seus clientes.

Cuide da sua postura profissional para que as pessoas te respeitem e admirem. A primeira impressão é a que vale, então é melhor estar preparado para mostrar uma postura profissional. E não é só a roupa que conta, as atitudes e a linguagem corporal também dizem muito sobre você. Veja Quais os cuidados envolvem a postura profissional: Aparência engloba tudo o que pode ser visto à sua volta, Procure estabelecer relações cordiais e de confiança com seus colegas e importante que eles saibam que podem contar com a equipe para solucionar problemas mais difíceis, evite atender a diversas ligações pessoais no trabalho isso faz com que todos acompanhem os pormenores de sua vida naquela semana, mês, ano, dê continuidade aos bons hábitos de postura profissional essa conduta é importante para consolidar a impressão positiva ao longo do tempo.

Levando em consideração os fatores de risco, é que a biossegurança visa ações voltadas para a proteção da vida, e uma delas é o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem: luvas, óculos de proteção, máscara, avental e gorro. Esses equipamentos agem como verdadeiras barreiras contra microorganismos patogênicos e, tornam-se deficientes, quando são usadas de forma incorreta ou de forma incompleta. Esses equipamentos de proteção individual devem ser utilizados pelo profissional de estética de forma corretamente, se não pode ocacionar contaminação do profissional por doenças infecto-contagiosas e ate mesmo o proprio paciente. Os EPI são os dispositivos destinados à proteção contra os riscos de acidentes de trabalho dos profissionais. O seu fornecimento é de responsabilidade do empregador, devendo ser adequado ao risco existente em cada atividade.

3 CONCLUSÃO

Conclui que estética na atualidade, não significa mais somente a beleza, mais bem-estar e conhecimento da autoimagem. Porém, cada indivíduo possui uma imagem única, a qual denomina suas características, seu estilo próprio, a forma como se demonstra perante a sociedade e é por esta razão que o esteticista formado, pode intervir e ajustar seus conhecimentos para fazer com que a pessoa realize os tratamentos desejados sem perder sua identidade.

Devemos lembrar que, além dos nossos clientes a conduta ética deve ser também para com os colegas de profissão, os fornecedores e aos profissionais de outras áreas, este comportamento contribui de maneira significativa para nosso sucesso. O comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral.

4 REFERÊNCIAS

Atuação da Estética na Imagem e na Auto-Imagem a necessidade da Psicologia na Estética, 2009.

AMARAL, Marcos Antonio do. Biossegurança em centros de estética: curso superior em estética e imagem pessoal. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MET). Equipamentos de proteção individual (EPI). Norma regulamentadora 6 - NR 6.

CARVALHO, Adriany Rosa de Matos. Oficina de Postura Profissional e Normas

Técnicas para Salão de Beleza e Clínica de Estética. Recife: Senac, 2010.

CHIES, Jane. As questões principais da Estética, desde a Antigüidade até hoje. Rio de Janeiro, 2008. Acesso no dia: 25/10/2009.

GALLO, Sílvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia: elementos para o ensino de filosofia. 11. ed. Campinas: Papirus, 2003.

HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: Senac, 2009.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. São

Paulo: Saraiva 2002.

RUSSO, Renata. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. Movimento e Percepção, Espírito Santo de Pinhal, v. 5, n. 6, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://portalsaudebrasil.com/artigospsb/psico029.pdf>. Acesso em: jul. 2013.

SARRAF, Zélia. Educação Profissional: referências curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília: MEC, 2000.

SOUZA, Aldaléia Norma de. Marketing pessoal: etiqueta no trabalho como diferencial competitivo no trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://tcc.bu.ufsc.br/Adm295478.PDF>. Acesso em: jul. 2013.

TOMMASO, Marco Antonio de. Beleza: Uma questão de imagem e auto-imagem. 2005

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/estetica-686053.shtml

http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/servicos-relacionados/beleza-e-estetica

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »