TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL DE RESIDÊNCIAS EM ALVENARIA E SISTEMA CONSTRUTIVO ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL

Por:   •  22/11/2019  •  Monografia  •  9.633 Palavras (39 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 39

Adriele Cassia da Costa Diniz

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL DE RESIDÊNCIAS EM ALVENARIA E SISTEMA CONSTRUTIVO ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL

Orientador: Prof. Dr. Vinicius Masquetti da Conceição

São Carlos/SP

2017

1. INTRODUÇÃO

A sustentabilidade tem sido um tema debatido com muita freqüência, devido as urgências ambientais. A atual escassez dos recursos naturais, a crescente poluição, a dúvida de quais medidas devem ser tomadas para sanar esses problemas, fazem com que a sociedade se conscientizem do quão importante é a preservação do nosso meio ambiente e se mobilizem para criar materiais mais ecológicos para a construção civil e novas técnicas para poupar recursos naturais durante a vida útil dessa edificação.

No ano de 1972, durante a Conferência das Organizações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano foi utilizado, pela primeira vez, o termo “Sustentabilidade” que ofereceu forte influência às decisões ligadas à conscientização de uma vida mais sustentável. Tajiri (2011) afirma que a partir desse ano tornou-se necessário conscientizar a população sobre os recursos finitos existentes na Terra e sobre a capacidade de absorver a poluição gerada pelos seres humanos.

O setor de construção civil utilizada aproximadamente de 20% a 50% de todos os recursos que são retirados da natureza, sendo consequentemente a maios geradora de resíduos poluentes do meio ambiente. A construção de casas e prédios é a produtora de maior impacto ambiental, por isso a preocupação com a construção de casas e edifícios ecologicamente sustentáveis.

Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, as casas sustentáveis também trazem vantagens para os moradores, como por exemplo a redução de custos e um ambiente residencial agradável e moderno.

Segundo Venâncio, as casas sustentáveis contam diversos recursos positivos, como por exemplo:

- Instalações de sistema de aquecimento solar, que é uma fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável porque seu sistema depende unicamente do sol;

- Projeto que privilegia ao máximo a iluminação do sol para possibilitar a economia de luz elétrica em lâmpadas;

- Implantação do sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado. Uma das soluções é a implantação do telhado verde, que funciona como um isolante térmico, melhora significativamente a qualidade do ar e do ambiente, além de gerar economia em energia elétrica;

- Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno, onde se reaproveita a água da chuva em vez de utilizar o recurso hídrico potável;

- Uso de materiais de construção ecológicos, como por exemplo o tijolo ecológico, que é feito de terra e cimento. O cimento ecológico que reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas. Tintas minerais que são feitas à base de terá crua e emulsão aquosa e não têm derivação de petróleo. Bambu que é uma matéria-prima altamente sustentável. Entre muitas outras inovações que veem surgindo no mercado;

- Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente, ou seja, não devem gerar poluição no ar, desmatamento, desperdício ou contaminação no solo;

- Aplicação de processos construtivos que evitem ao máximo o desperdício de materiais de construção e acabamento.

- Uso de jardins com plantio.

Essas são algumas alternativas para termos casas que colaborem para a preservação dos nossos recursos naturais, reduza custos e seja um ambiente agradável para se viver (VENÂNCIO, 2010).

Esse trabalho irá apresentar um panorama das principais as diversas opções para se construir uma casa ecológica e sustentável, dando ênfase nos fatores internos e externos responsáveis por uma boa vivência na casa e na relação da mesma com o meio ambiente. Para tanto, será realizado um estudo de caso por meio de ilustrações in-loco e planilhas de orçamentos e através de estudos de casos e tabelas, será analisado o custo benefício para a edificação e manutenção.

Dessa forma, pretende-se mostrar a devida importância de manter uma vida sustentável, acreditando que toda a contribuição para a resolução do problema da questão ambiental, seja ela pequena ou grande, pode fazer a diferença e melhorar as condições de vida dos seres humanos. Então reconhecermos a casa ecológica como um ótimo meio para contribuir para a preservação do ambiente, já que é sustentável e utiliza fontes renováveis e analisarmos os custos e economias que podem gerar na edificação e durante sua vida útil.

Através do tema casas sustentáveis e ecológicas, pretende-se divulgar, mostrar e tentar conscientizar que se houver uma preocupação da sociedade em utilizar materiais ecológicos e adotar soluções sustentáveis, é possível somar um resultado excelente ao meio ambiente, diminuindo consideravelmente os crescentes fatores impactantes sobre o mesmo.

Pretende-se comprovar que existem muitas maneiras de aplicar a sustentabilidade às casas, além de mostrar que pode gerar um ambiente agradável, aconchegante, de boa qualidade, acessível e muito menos agressivo ao meio ambiente, contribuindo para a qualidade do nosso meio ambiente.

Logo, serão analisados quais são os materiais e maneiras de aplicar as questões sustentáveis nos projetos e aspectos importantes que definem um projeto sustentável. Dessa forma, será feita uma análise das vantagens geradas ao meio ambiente (da pequena até a longa escala), e também das questões de viabilidade financeira, para serem colocadas em prática com maior facilidade.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho será apresentar um panorama sobre a utilização de materiais construtivos ecológicos e sustentáveis na construção de residências, apresentando suas próprias vantagens quando comparado ao sistema construtivo convencional em alvenaria.

2.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos deste trabalho são:

a) Realizar um levantamento bibliográfico a respeito do tema;

b) Analisar as diferenças entre os dois tipos de construção: a de alvenaria convencional e a ecologicamente sustentável;

c) Verificar os benefícios da implantação de sistemas sustentáveis;

c) Pesquisar, através de entrevista, quais as reais vantagens do sistema construtivo sustentável.

3. METODOLOGIA

Esta pesquisa possui caráter qualitativo, que segundo Minayo (2007), é um estudo que busca questões muito particulares, sobretudo, nas ciências sociais, cujo nível de realidade não pode ser quantificável, trabalhando com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Para a execução deste trabalho, utilizaremos o método da pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório que segundo Gil (2012), envolve várias etapas após a escolha do tema, tais como o levantamento bibliográfico preliminar, a elaboração do plano provisório do assunto, a busca de fontes, leitura do material, fichamento, organização lógica do assunto e, posteriormente, a redação do trabalho final.

Desta forma, primeiramente será feita uma contextualização bibliográfica dos principais autores que se dedicam ao estudo e posteriormente ocorrerá uma análise profunda sobre o tema relacionando-o com as principais vantagens de um e de outro sistema construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.3 Kb)   pdf (753.4 Kb)   docx (429.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com