TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA VIABILIDADE DE USO DE FÔRMAS METÁLICAS EM CONSTRUÇÕES POPULARES

Por:   •  27/3/2019  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

III Congresso Nacional de Construção de Edifícios – CONACED 2018
“Novas abordagens e tecnologias na construção contemporânea”

29 de novembro a 01 de dezembro de 2018

ESTUDO DA VIABILIDADE DE USO DE FÔRMAS METÁLICAS EM CONSTRUÇÕES POPULARES

RESUMO

RESUMO

Com a evolução da construção civil, faz-se necessário buscar novas ferramentas e processos capazes de produzir mais rápido, de forma eficiente, tornando assim as construções mais limpas. Para o sucesso de um empreendimento é fundamental o seu planejamento através de um estudo de viabilidade econômica. O sistema construtivo de paredes de concreto tem sido utilizado cada vez mais no Brasil, principalmente devido à sua alta velocidade e bom desempenho estrutural. Devido ao déficit habitacional que o país vive, o governo federal facilitou o crédito através do lançamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, desta forma, muitos cidadãos com renda salarial mais baixa reúnem agora condições de adquirir um imóvel. Nesse sentido, o uso das fôrmas metálicas busca acelerar o processo de construção, podendo ser um processo que irá contribuir para diminuir o déficit habitacional. Dessa forma, este trabalho apresenta um estudo comparativo entre o uso da alvenaria convencional, com as paredes de concreto utilizando fôrmas metálicas, analisando suas vantagens e desvantagens relativamente aos métodos tradicionais de forma de madeira e também através da análise de estudo de caso, na qual se fez um comparativo de custos entre ambos os sistemas.

Palavras-chave: Fôrmas  metálicas. Déficit habitacional. Paredes de Concreto.

INTRODUÇÃO

A construção civil brasileira nos últimos anos tem passado por algumas crises, porém é um setor bastante forte e por isso ainda existem muitos investimentos. Logo, isso motiva os profissionais da área a estudar e desenvolver novos métodos para melhorar a qualidade e o tempo das novas construções.

        O mercado conta com uma vasta quantidade de materiais, equipamentos, ferramentas, processos construtivos e técnicas especiais  voltados para construção civil. Dessa forma, isso contribui para melhorar os aspectos de organização que levam a melhora na qualidade, fazendo com que sejam diminuídos os desperdícios, o que é um dos grandes obstáculos que as empresas enfrentam no setor. (Oliveira et al, 1999)

        Tendo em vista o processo evolutivo da engenharia, a tendência mercadológica do uso de fôrmas metálicas é algo positivo para construção, pois, a  ampliação desse material no mercado faz surgir a necessidade de atender a nova tendência ambiental com produtos menos residuais benéficos para o meio ambiente. Por isso existem empresas que trabalham com materiais mais resistentes e reutilizáveis com o objetivo de tornar o processo mais moderno e dentro das exigências ambientais determinadas.

        O Brasil como integrante da BRICS, vem se desenvolvendo cada vez mais, e deve zelar pelo bem estar da população. Logo o processo construtivo de paredes de concreto é uma alternativa para o melhoramento do déficit habitacional, um problema recorrente atualmente no Brasil e que deve ser sanado a fim de acelerar o desenvolvimento e causar bem estar aos brasileiros. (Arêas, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com