TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO PARA MELHORIA DE TRÁFEGO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES: ANÁLISE COMPUTACIONAL DE ROTATÓRIA EM INTERSEÇÃO

Por:   •  19/11/2019  •  Artigo  •  4.911 Palavras (20 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 20

ESTUDO PARA MELHORIA DE TRÁFEGO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES: ANÁLISE COMPUTACIONAL DE ROTATÓRIA EM INTERSEÇÃO.

 

STUDY FOR TRAFFIC IMPROVEMENT IN THE MUNICIPALITY OF CARIACICA-ES: COMPUTACIONAL ANALYSIS OF ROTATÓRIA IN INTERSEÇÃO.

BRAYNER HEHER*

BRUNO PANI GOMES*

MANOEL RODRIGUES**

RESUMO

O rápido aumento no número de veículos particulares e a falta de estudos e planejamento das vias urbanas acarretam grandes congestionamentos, redução na fluidez do tráfego, e transtornos na vida daqueles que necessitam se locomover diariamente pelos centros urbanos das grandes cidades. Este trabalho analisa, com base em resultados computacionais, a implantação de rotatória no cruzamento da rodovia Governador José Henrique Sette com a Rua Eliéser Gonçalves de Jesus, visando à melhoria do tráfego na região, a fim de obter resultados que demonstrem benefícios tanto em fluidez quanto em segurança no trânsito. Com os dados coletados em campo, a avaliação ocorreu através de uma simulação utilizando uma versão gratuita do simulador AnyLogic 8.4 Personal Learning Edition disponibilizado pela própria empresa desenvolvedora. Com o programa alimentado pelos dados, foi possível obter a análise dos dois ambientes estudados: interseção no formato real, e com a inserção de uma rotatória. Foi provado que, feita a modificação, houve aumento na velocidade média, redução no número de veículos no sistema, aumento da fluidez do tráfego e menor número de paradas, reduzindo os conflitos gerados e garantindo o conforto, a qualidade e segurança para os motoristas e pedestres que por ali trafegam, comprovando a eficiência na reestruturação da interseção ao instalar uma rotatória.

Palavras-chave: interseção, rotatória, simulação.

ABSTRACT

The rapid increase in the number of private vehicles and the lack of studies and planning of urban roads lead to major congestion, reduced traffic flow, and disorders in the lives of those who need to get around daily by the urban centers of large cities. This paper analyzes, based on computational results, the rotational deployment at the intersection of Highway Governor José Henrique Sette with Eliéser Rua Gonçalves de Jesus, aimed at improving traffic in the region in order to get results that demonstrate benefits in both fluidity as in traffic safety. With the data collected in the field, the evaluation occurred through a simulation using a free version of the simulator AnyLogic 8.4 Personal Learning Edition made available by the developer company itself. With the program fed by the data, it was possible to obtain the analysis of the two studied environments: intersection in the real format, and with the insertion of a roundabout. It has been proven that made the change, an increase in average speed, reduction in the number of vehicles in the system, increased traffic flow and fewer stops, reducing the conflicts generated and ensuring the comfort, quality and safety for drivers and pedestrians that pass through, proving the efficiency in the restructuring of the intersection when installing a roundabout.

Keywords: intersection, rotational, simulation.

* Graduando de Engenharia Civil da Instituição FAESA

** Professor da Instituição FAESA

INTRODUÇÃO

O Brasil padece em sua história com os desafios adventos do êxodo rural, onde boa parte de sua população migra de regiões rurais ou pouco habitadas para centros urbanos mais densos com a intenção de melhorar as condições de vida, emprego, saúde e educação de sua família. Sendo, um dos grandes agravantes desse problema, a locomoção de toda essa massa populacional dentro dos grandes centros resultando em uso de vias acima de sua capacidade máxima.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transcrito na Lei de nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, em seu artigo primeiro, parágrafo segundo afirma que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar este direito.

Sendo assim, é dever do poder público zelar pelo direito do cidadão propondo melhorias constantes na malha viária da região com o objetivo de garantir uma circulação rápida e segura dos usuários.

O impacto causado pela grande massa de veículos e pessoas em trânsito pelas vias faz necessária uma análise de tráfego em rodovias de ligações dentro das cidades. O curso de engenharia civil credencia e apta o profissional deste segmento a desempenhar projetos no ramo de planejamento e desenvolvimento urbano que incluem projetar e modernizar as vias urbanas ou modificar o tráfego nas regiões com conflitos. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), através da Norma Regulamentadora NR 1.010 de 2005, em seu anexo II, elenca as áreas do profissional e garante sua atuação em infraestrutura viária, tráfego, trânsito e sinalização.

A cidade de Cariacica, no estado do Espírito Santo, integrante da região metropolitana de Vitória, apresenta vias coletoras mal planejadas e em péssimo estado de conservação. Com suas capacidades beirando a máxima, fazem necessárias intervenções nos tráfegos das regiões que a integra para que disponibilizem um mínimo de conforto e segurança aos usuários que trafegam diariamente em suas vias.

ANÁLISE DE INTERSEÇÃO E CONFLITO

Para que seja iniciado um estudo de tráfego, diversas são as abordagens necessárias para que sejam elencadas como possíveis causadoras de conflitos. Mas, quando se analisa um cruzamento, é visto que neste ponto se adensam uma grande quantidade de elementos geradores. É neste local que vidas são colocadas em jogo pois, pela falta de atenção ou imprudência de motoristas, acidentes ocorrem. São potenciais acumuladores de conflitos, e ao possuir um tráfego elevado acarretam grandes congestionamento, e no quesito segurança, por ser um local de instalação de faixas de pedestres, é onde há travessia dos mesmos, e consequentemente, atropelamentos (QUEIROZ, 2003, apud. SOUZA; RAIA, 2016, p. 10).

Com o aumento desenfreado da massa populacional, e consequentemente o também aumento da frota veicular nas grandes cidades, observa-se que as vias, quanto mais próximas dos centros, encontram-se em situação crítica de trânsito. A população, desmotivada com o transporte público ofertado pelo governo e com a facilidade da aquisição de um veículo particular, ajudam a piorar o tráfego em regiões com vias mal projetadas e com seu limite máximo de escoamento ultrapassado.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN-ES, 2019) disponibiliza anualmente o índice de frota veicular, por município, e observando a situação em estudo nota-se um aumento de 3,55% do número total de veículos entre os anos de 2017 e 2018. O Quadro 1 mostra a quantidade total de veículos no município de Cariacica nos respectivos anos, separados por categorias de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (819.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com