TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS LÓGICO-MATEMÁTICOS III

Por:   •  31/10/2015  •  Exam  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Relação entre custo de produção, preço de venda e lucro

Na gestão do fluxo de caixa de uma empresa podemos nos deparar com diferentes termos para descrever um gasto, entre eles, custos, despesas e perdas. Todos relacionados á aquisição de matéria prima, produção e comercialização.

Custo é o dinheiro que a empresa gasta para produzir ou adquirir o que será oferecido aos clientes; despesa é o dinheiro que ela gasta para vender um serviço ou produto e, assim, gerar receitas; e as perdas são gastos imprevistos e desperdícios que não trazem retorno algum para a empresa.

Estes gastos por sua vez, afetam o preço final do produto ao consumidor, logo que para compor o preço de venda é primordial saber da forma mais precisa possível os gastos para a produção do produto.

Definir o preço de venda não é tarefa fácil, cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para a empresa.

Define-se preço de venda, o valor que a empresa irá cobrar dos seus clientes. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir, todas as despesas que ela tem para vender, e enfim, obter lucro sobre o produto ou serviço.

O preço de venda também impacta no lucro ou vice e versa. O lucro é o retorno que a empresa terá ao vender um produto ou serviço, é o dinheiro que irá financiar a expansão do negócio.

De modo genérico, um modelo para formação do preço de venda pode ser:

[pic 1]

Imagine que a empresa resolva aumentar seu lucro, para isso o preço de venda também aumentaria ou ela poderia manter o preço de venda e diminuir os custos e/ou as despesas.

Agora imagine uma empresa que aceite fornecer um produto ou serviço por um preço proposto pelo cliente. Bem agora a empresa precisa minimizar seu custo, sujeito a restrições de produção, que deve ser na medida da expectativa do cliente, preço final, que já foi definido e ainda lucrar na transação. Bom definir limites de custos e lucro de forma que a transação se torne o mais rentável possível não é tarefa fácil.

O exemplo abaixo exemplifica bem como o custo de produção impacta o custo final do produto.

Uma indústria de óleo precisa desenvolver uma embalagem para 2 litros de óleo. Esta embalagem deve ser cilíndrica cuja base é um disco. Sabendo que o custo por unidade de área do material no topo e base da embalagem é o dobro do custo do material da lateral do cilindro.  Qual a equação do custo da embalagem?

Vamos considerar que o material para fabricação custe:

Custo da lateral =P (R$/cm²)

Custo da base e topo = 2P (R$/cm²)

Chamaremos os custos de topo e base de C1 e custo da lateral de C2

Calculando primeiro o custo do topo e da base

C1=2P* (área do topo + área da base)

Como é um cilindro, as áreas do topo e da base se dão por πr²; logo:

C1=2P* (πr²* πr²)                   C1=4Pπr²[pic 2]

Agora, o custo da lateral

C2=P* (área da lateral)

C2=P* (2πr*h)                     C2= P* 2πr*h[pic 3]

Sendo assim o custo total  CT  será:

CT = 4Pπr² + P* 2πr*h

Sabemos que o volume da embalagem deve ser de 2 litros ou 2.000 cm³ e que:

V= πr²* h; sendo assim 2.000 = πr² * h e ainda [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com