TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS DE GEOLOGIA COM RESPOSTA

Por:   •  31/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 17

EXERCÍCIOS DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA – 2017_2_1_ETAPA

1- O que são movimentos orogenéticos?

R: são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas.

2- O que são movimentos epirogenéticos?

R: são aqueles que ocorrem verticalmente. Eles não provocam falhas.

3- Explicar a teoria da tectônica de placas e suas consequências positivas e negativas no planeta.

4- Por que as placas tectônicas se movimentam? Explicar os três tipos de movimentos das placas litosféricas e suas consequências.

5- Descrever e ilustrar a estrutura interna da terra.

R: A estrutura interna da Terra é constituída, basicamente, por três camadas:

• crosta terrestre - camada superficial sólida que envolve a Terra. Tem, em média, de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a até 70km. Possui duas partes: forma de relevo (superficial) e estruturas geológicas (interna).

• Manto - camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai até os 2900 km de profundidade. É também dividido por duas camadas: O Manto Superior e o Manto Inferior.

• Núcleo - é a parte central do planeta.É formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes:

• Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5150 km.

• Núcleo interno: Sólido, devido à altíssima pressão – até 6371 km.

6- Fazer uma coluna geológica da terra com seus principais eventos tectônicos e geológicos.

7- Descrever sobre a importância da geologia (estudo) para a comunidade ou cidade onde mora.

R: A Geologia é a ciência que estuda a Terra sob o ponto de vista de sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história por meio de registros encontrados nas rochas e minerais que formam a infra-estrutura do planeta. As constantes transformações da Terra produzem materiais e fenômenos naturais que têm influência direta ou indireta em nossas vidas. Utilizamos os recursos e riquezas geológicas que o planeta nos oferece, como a água, os minérios (ferro, ouro, diamante) o petróleo e os materiais de construção (areia, cascalho, rochas ornamentais, e outros). Por outro lado, grande parte da humanidade ainda não entende a dinâmica terrestre, que se faz evidente quando ocorrem terremotos, deslizamentos de terra, assoreamentos, enchentes, inundações, e erupções vulcânicas. A grandeza dos danos e dos impactos ambientais e sociais gerados após um fenômeno terrestre varia, dependendo, principalmente, do grau de consciência que a população, que vive na área afetada, possui sobre a dinâmica da natureza local e da magnitude e características dos fenômenos planetários. A geologia, enquanto a ciência que investiga a dinâmica da Terra e sua constituição deve ser amplamente divulgada e conhecida para que a humanidade possa compreender e aproveitar adequadamente as riquezas da natureza, bem como prever e conviver com os fenômenos que sinalizam a força e a vitalidade do planeta. Assim os estudos geológicos são imprescindíveis para a compreensão da complexidade da realidade, auxiliando a sociedade na escolha de políticas adequadas de uso e ocupação de solo, do meio ambiente e da utilização dos recursos minerais, energéticos e hídricos, indispensáveis à vida.

Ignorar a natureza é como ignorar a própria vida.

8- Escrever um texto, relatando os mecanismos envolvidos na figura abaixo e seus efeitos.

9- Explicar os mecanismos responsáveis pela movimentação das placas tectônicas.

R: O movimento das placas tectônicas deve-se a correntes de convecção, um mecanismo de transferência de energia sob a forma de calor, que ocorre ao nível do manto, devido à variação da densidade dos materiais, resultante da ação da temperatura...as correntes de convecção atuam em direções contrárias originando rupturas no assoalho oceânico pelas quais é expelido o magma da astenosfera. Dessa forma, ao esfriar, o magma (ou lava basáltica) causa a renovação do assoalho oceânico.

Assim temos uma força endotérmica...

O intenso calor existente no núcleo da Terra faz o magma presente no manto fluir em grandes correntes denominadas correntes de convecção.As forças endógenas causam a movimentação das placas tectônicas, dobramentos , falhamentos, vulcanismo e abalos sísmicos como terremotos e maremotos.

Outro tipo de movimento das placas tectônicas acontece nas chamadas zonas de convergência...onde as placas se movimentam uma em direção à outra. Nesse caso, pode acontecer de uma placa afundar por sob a outra nas “zonas de subducção”.

Isso acontece entre uma placa oceânica e uma placa continental porque a placa oceânica tende a ser mais densa que a placa continental o que faz com que ela seja “engolida” por esta última. Um exemplo é a zona de subducção da Placa de Nazca em colisão com a Placa continental Sul-Americana e responsável pela formação da Cordilheira Andina.

Quando o movimento de convergência ocorre entre duas placas continentais, ou seja, de igual densidade, ocorre o soerguimento de cadeias montanhosas como o Himalaia, por exemplo, que está na zona de convergência das placas continentais Euroasiática e Arábica.

10- Explicar o que são:

a) Rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.

b) As rochas magmáticas ou ígneas

c) As rochas magmáticas são rochas formadas pela solidificação do magma. O magma é uma massa incandescente que existe no interior dos vulcões que são lançadas para fora. Quando o magma é resfriado no interior da Terra transformam-se em rocha intrusiva como exemplo o granito. Quando o magma é lançado para fora da Terra em forma de lava transforma-se em rocha extrusiva;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com