TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Sport

Pesquisas Acadêmicas: Eco Sport. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Questões e Propostas

1) O ultimo parágrafo do caso Eco Sport do Brasil para o mundo mostra que a empresa tende a crescer 40% até 2015.Esta informação desde deixa claro que a Ford está realizando um dos tipos de planejamento discutidos na disciplina Fundamentos Básicos de Gestão Empresarial.

a) Consulte o livro texto da disciplina no capítulo 5 e explique conceitualmente quais são os tipos de planejamento existentes.

Resposta: Planejamento Estratégico – é planejamento mais abrangente, pois envolve toda organização; ele visa à definição do que a empresa vai ser no futuro, sendo projetado a longo prazo. Planejamento tático – O planejamento no nível tático deve ser elaborado para cada função ou departamento da empresa, ou seja, é elaborado um planejamento para aera de marketing, de recursos humanos, financeira e produção. Planejamento Operacional – é realizado determinando os planos para o dia-a-dia,definindo cronogramas, tarefas especificas e mensuráveis (MONTANA; CHARNOV, 2006).” Ele tem uma orientação de curto prazo”. (SOBRAL; PERCI, 2007, p135).

b) Com base na conceituação anterior, defina que tipo de planejamento é esse que a Ford realizou, justificando sua resposta.

Resposta: Planejamento Estratégico. Porque a Ford ao buscar novas opiniões de consumidores do mercado global, teve uma aprovação de 80% de seu produto exposto. Sendo assim a Ford visa uma produção a longo prazo de uma crescente meta a ser traçada.

2) O conceito de marketing estabelece que as organizações, para conquistar uma posição de destaque no mercado, devem buscar o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e outros grupos de interesse. Quando analisamos esse aspecto sob o ponto de vista do mercado de prestação de serviços, constatamos que sua aplicação prática é bastante possível, considerando que na prestação de um serviço a empresa e o cliente estabelecem um relacionamento bastante próximo e, muitas vezes de longo prazo. Como exemplo, pense há quanto tempo você é cliente do seu banco, da sua manicure, do seu dentista, etc.

No entanto, no mercado de bens de consumo duráveis, como é caso de um carro, essa relação tende a ser mais distante, uma vez que as trocas são mais pontuais e menos frequentes.

Diante disso, responda as seguintes questões. Importante: para responder as questões consulte o tópico “A orientação de markentig holístico” presente no capitulo 1 – Marketing do século XXI do livro Administração de Marketing de autoria de Phijip Kotler e Kevin Keller disponível na biblioteca.

a) Alem dos clientes finais, quais outros grupos de interesse uma organização pode manter um relacionamento de longo prazo?

Resposta: Marketing integrado

Marketing de relacionamento

Marketing interno

Marketing socialmente responsável

b) Quais os requisitos apontados pelos autores para se desenvolver relacionamentos fortes com os grupos de interesse ? No caso específico de clientes de uma montadora de veículos, quais os possíveis requisitos que seriam importantes compreender?

Resposta: Estratégia, treinamento e desenvolvimento, padronização dos processos, planejamentos e controles de execução, revisão de processos e metas individuais e coletivas.

3) Como visto no texto da reportagem “EcoSport, do Brasil para o mundo”, umas das importantes etapas foi a “clinica com consumidores”. Sabe- se que a relação jurídica entre consumidores e fabricantes é regulada no Brasil através da lei 8078/1990 ( código de defesa e proteção dos consumidores). Sendo assim, imaginando a situação hipotética de algum veiculo vier a apresentar defeitos/vícios mesmo após as clinicas com os consumidores, responda as questões a seguir:

a) O que deve fazer o consumidor ? Quais serão os direitos dos fornecedores( fabricante, comerciante, etc)? O consumidor terá direito imediato à troca do veiculo?

Resposta: De acordo com a lei 8079/1990 o Consumidor deve fazer ou exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, ou em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos e o abatimento proporcional ao preço. O fabricante, o produtor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com