TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EcoBike - Bicicleta Carrega Celular - Dinamo Reciclado

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


 [pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


Introdução

O intuito desse projeto é criar a possibilidade de unir uma atividade física com um meio alternativo e sustentável de geração de energia. Levando em conta no processo de criação a reutilização de materiais recicláveis e lixo eletrônico.

Utilizamos  a bicicleta como um gerador de energia mecânica, e o motor de impressora como um dínamo gerando energia elétrica, por corrente continua.

Para que não exista nenhuma possibilidade de danos ao celular, incluímos um carregador de celular automotivo como um regulador de tensão. Explicaremos com mais detalhes todo o processo de desenvolvimento e função de cada iten no decorrer deste relatório.

Palavras-chave: Bicicleta, Sustentabilidade,Dinamo,EcoBike.


SUMÁRIO

1        LISTA DE FIGURAS        5

2        INTRODUÇÃO        6

3        MEIO AMBIENTE E ENGENHARIA        7

4        DINAMO        8

5        DADOS PRATICOS        9

6        CONCLUSÃO        10

7        ANEXO        11


LISTA DE FIGURAS

Imagem 1. Carregador de Celular

.        08

Imagem 2. Esquema Interno de um motor de impressora.        08

Imagem 3. Grafico

.        09


INTRODUÇÃO

         

A engenharia surgiu  desde a antiguidade, quando o homem desenvolveu as primeiras invenções  fundamentais: a roda, a alavanca e a polia.

Este foi o estopim de diversas evoluções de civilizações, técnicas de construção e aberturas para novos projetos. A engenharia, na realidade, é exatamente este processo de desenvolvimento de projetos, teorias e métodos de execução.

Meio Ambiente  e Engenharia

Dando um salto da antiguidade até o ano de 1972 quando o conceito de sustentabilidade começou a ser elaborado na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo/Suíça,  a partir daí os cursos  de engenharia começaram a vincular a sustentabilidade no ambiente universitario e consequentimente em seus projetos, não que isso já não fosse levado em conta.

“Estudos apontam que a construção civil consume no mundo cerca de 15% a 50% de todos os recursos naturais extraídos”  (REVISTA DO CEDS Periódico do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB N. 3 – Volume 1 – setembro/dezembro 2015 – Semestral Disponível em: http://www.undb.edu.br/ceds/revistadoceds).

Hipóteses

Um gerador de energia mecânica realizado por uma bicicleta, convertida em uma corrente elétrica  atraves de um motor de impressora, pode ser considerado:

- viável por ser um projeto de baixo custo, além de incentivar a prática de exercício físico.

- nos dias de hoje a pratica de exercícios físicos priorizando o meio ambiente, pode ser considerada um excelente meio de baixo investimento com um  custo beneficio de longo prazo.

Objetivos

Temos por meio do projeto estudar a transformação de energia mecânica em energia elétrica.

Aprender por meio de um experimento interativo como a geração de energia elétrica pode ser incluída no nosso cotidiano, ressaltando a prática de exercícios físicos.

Compreender cada processo da tranformação de energia e a função de cada componente tornando viável nossa pesquisa sobre o tema abordado no projeto.

Testar o protótipo na pratica afim de descobrir se é viável construir a Eco Bike ao invez de comprar os dinamos ja existente no mercado, incentivando a reciclagem.

Analisar e interpretar os resultados do funcionamento do carregador e de todo o processo, tornando real a teoria levantada pelo dupla.

 

Carregador de Celular

Para entender como funciona um carregador de celular precisamos observar a etiqueta de descrição no próprio carregador.

Vamos tomar como exemplo um carregador Samsung Galaxy S4, onde podemos observar que o "OUTPUT" disponibiliza uma tensão de 5V e uma corrente de 2 Amperes. O carregador que ligamos ao celular, na verdade não é um carregador, é uma fonte que nos disponibiliza 5V assim como podemos ler na etiqueta. Isso quer dizer que dentro do carregador temos um regulador de tensão, ou seja, mesmo que eu tenha um  carregador que disponibilize 4 amperes e meu celular so precise de 2 amperes, ao contrário do senso comum o aparelho não ira fritar ou queimar, funciona analogamente como uma torneira, se eu vou escovar os dentes não abro a torneira ao Maximo, mas já uma maquina de lavar é necessária que a torneira esteja aberta ao Maximo, sua mão funiona como um regulador de tensão, assim o carregador não trabalha com sua capacidade de potencial máxima. [pic 9]

Dínamo

De uma forma bem direta a função de um dínamo é converter energia mecânica em corrente continua ( CC ou DC ), através de indução eletromagnética, da mesma forma funciona o motor de impressora, por isso o utilizamos como um dínamo de baixo custo.

O motor de impressora é formado por duas partes uma que gira (rotor) e uma fixa (estator), O rotor é um conjunto de imãs fixo, no casodo motor de impressora, e o estator é um conjunto de bobinas.

Quando passa a corrente elétrica, o rotor gira e cria-se um campo magnético no estator. Se houver pulso elétrico, o eixo gira um pouco e se não houver, permanece parado. No motor de impressora (também conhecido como motor de   “Passo inteiro”, quando as bobinas são acionadas em pares);  este tipo de motor de passo funciona perfeitamente em baixa velocidade e elevado torque.[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (503.5 Kb)   docx (877.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com