TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Monopolio

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O termo monopólio, do grego monos= um e polein = vender, é usado na economia para designar uma situação de concorrência imperfeita, ou seja, apenas uma empresa, produtor ou vendedor, detém o mercado de um produto ou serviço, de forma a manipular de forma eficaz o preço deste no mercado. Para que seja eficaz, não devem existir produtos alternativos ou substitutos ao oferecido pelo monopolista, além disso, a possibilidade de que um concorrente entre no mercado é inexistente. (Citação)

Dentro do mercado de concorrência uma empresa competitiva é tomadora de preço, ou seja, ela determina o preço do seu produto de acordo com o mercado e a sua demanda, já uma empresa monopolista é formadora de preço, ou seja, ela tem o poder de preço nas mãos tornando-a “dona” do mercado, pois não tem concorrência para que a demanda do seu produto seja menor, não fazendo  com que o mesmo diminua o valor.

As causas fundamentais do monopólio estão ligadas nas barreiras da entrada que podem ser uma empresa possuir propriedade sobre um recurso chave e/ou os custos de produção desta empresa torna o seu produto mais eficiente do que os outros produtores, outra causa é o governo conceder prioridade a uma única empresa para produzir um tipo de bem. (Citação)

Outro tipo de dominar o mercado é o Oligopólio nessa pratica um pequeno numero de empresas controla um determinado setor, nesse cenário, é melhor para as firmas possuírem alguns concorrentes do que ter o domínio da produção tanto é que é muito comum elas optarem por políticas que impedem novos entrantes. Um exemplo disso são os cartéis, que mesmo sendo uma pratica proibida acaba sendo usada com bastante freqüência em nosso país.

Os cartéis, por sua vez, são uniões secretas ou não oficialmente divulgadas entre empresas concorrentes para ajustar o preço de suas mercadorias de modo a manter o interesse e evitar a perda de lucro e razão da disputa de mercado.(Citação)

Referencial teórico

Monopólio (palavra cuja origem é grega e significa: monos – um; polein – vender) é uma condição de mercado na qual uma única empresa vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor. Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado. Isto permite ao monopolista o controle de preços.

A historia dos monopólios comerciais iniciou na época da idade media onde inúmeros produtos ou bens consumíveis eram escassos e apenas uma pessoa fabricava esse item podendo assim colocar qualquer preço. Porém existiam as agremiações medievais que eram associações de comerciantes que controlavam a oferta de bens e regulamentavam preços e salários.

Para que o poder monopolista possa ser exercido, as seguintes condições devem existir:

Dispor de uma tecnologia específica que permita à empresa produzir, com preços razoáveis, a quantidade necessária para abastecer o mercado.

Controle de um recurso indispensável para conseguir o produto.

A empresa deve ter o direito exclusivo de produzir um bem ou serviço em determinada área.

Dispor do direito de desenvolver uma patente sobre o produto ou processo produtivo.

Do ponto de vista da maioria da sociedade, o monopólio traz consigo alguns efeitos indesejáveis do que aqueles oriundos da livre concorrência entre empresas: menor produtividade de bens e serviços e preços maiores. Outra prática habitual dos monopólios é a discriminação de preços, que implica na cobrança de diferentes valores para os mesmos bens e serviços, dependendo de qual parte do mercado está comprando. Porem saindo do pensamento majoritário pode-se citar que monopólio comercial é uma situação econômica que está tanto para o “bem” quanto para o “mal”. E as duas faces do monopólio estão explícitas até em como o Estado lida com ele: de um lado, combatendo a partir de leis específicas e, do outro, protegendo através de patentes.

Vantagens do monopolio:

Toda empresa bem-sucedida é o monopólio da solução de um problema único. Essa definição é um tanto desafiante para qualquer economista, que demonstra que uma empresa dentro de um mercado perfeitamente competitivo não tem margens para pensar e executar ações em longo prazo e, por isso deve inovar.

Por conta disso as barraquinhas de feira são iguais e tantos restaurantes tem a mesma ideia. Eles estão mais para a competição perfeita do que para o monopólio. E na competição perfeita o preço é ditado pelo mercado, a oferta supri a demanda e, quando há mais demanda, outros negócios surgem para atender. São ofertas homogêneas e nenhuma vantagem competitiva tão relevante assim.

Perceber um monopólio do “bem” é fácil. Quando uma empresa é boa o suficiente para não ter nenhuma outra nem perto de substituí-la, essa situação econômica acontece. Essas empresas conseguem ditar seus próprios preços sem forte influência do mercado e tem margens para inovar e executar planos de longo prazo. 

Dois exemplos inquestionáveis:

A americana apple tem um dos maiores caixas do mundo, sendo eu saldo maior que o tesouro americano. Essa condição é espelhada em toda estratégia da empresa que baseada em design. Muito embora hajam centenas ou milhares de dispositivos similares aos que a empresa produz, ela resolve como nenhuma outra o desejo de uma porção das pessoas que procuram uma experiência unica.

Outro monopólio é o da empresa netflix de conteúdo sob demanda. É diferenciada pelo seu catalogo de filmes e series. Não o faturamento se tornou maior que o de empresas televisionais como bandeirantes e redetv.

Desvantagens do monopólio

Numa economia de mercado, o monopólio é desvantajoso para os consumidores, pois prejudica a livre concorrência e faz com que os preços sejam manipulados, assegurando preços elevados. Isto ocorre, pois a empresa ou grupo empresarial (chamado de oligopólio) que possui exclusividade ou amplo domínio na produção e venda de uma mercadoria pode controlar os preços do produto, mantendo-os num patamar elevado. Pode ocorrer também a queda da qualidade do produto ou serviço da empresa que possui o monopólio, pois sem concorrência, não há interesse em fazer investimentos visando aumento de qualidade.

Dentre as praticas monopolistas se destacam quatro:

Dumping:

Se baseia em um modalidade comercial onde a empresa oferece um produto por preços muito baixos, para provocar prejuízos a concorrência. Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo. No primeiro caso, o dumping significa quando um produto ou serviço é vendido abaixo do seu preço de custo, sendo contraria em tese a um dos princípios fundamentais do capitalismo, que é a busca do lucro. Pois a única forma de obter lucro é vender produtos acima do preço de fabricação . No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem. Como exemplo os EUA acusam o Japão de praticar dumping no setor automobilístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com