TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Colaterais dos Algoritmos Para a Cultura Democrática

Por:   •  10/2/2022  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

MOROZOV, E. Efeitos colaterais dos algoritmos para a cultura democrática. In:

MOROZOV, E. Big Tech, a ascensão dos dados e a morte da política. Tradução:

Claudio Marcondes. São Paulo; Ubu, 2018, p. 138-143.

Anna Júlia Nascimento de Oliveira

Gabriella Medeiros de Araújo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 O capítulo Efeitos colaterais dos algoritmos para a cultura democrática, do autor Evegeny Morozov, aborda como os algoritmos podem agir sobre a democracia. O autor então, busca instigar no leitor, o senso crítico quando deparado com uma evolução e traz questionamentos sobre as consequências de não pensar sobre o assunto. Direciona-se para um público jovem na intenção de apresentar os motivos pelos quais a inteligência artificial tem seu lado negativo e em que partes da nossa cultura ela pode influenciar negativamente.

 O texto expõe ideias e racionaliza pensamentos acerca da influência da inteligência artificial sobre a democracia, além disso o autor transmite uma visão de que a democracia no contexto da inteligência artificial é afetada de modo a torná-la deficiente de aspectos que uma visão muito racional e objetiva não possuem.

 Atualmente observa-se que as pessoas estão utilizando as redes sociais de forma desenfreada, e que elas já estão se adaptando a forma que os algoritmos facilitam suas atividades, assim torna-se mais fácil dessas mesmas pessoas concordarem simplesmente por ser  um sistema mais ‘’prático’’ e rápido, uma geração que limita-se a pensar, refletir, sobre fatos e responsabilidades da vida.

 Dessa forma, levantamos questionamentos relevantes e sérios sobre uma questão muito atual na sociedade. Compreender esse cenário e os efeitos tão abrangentes da inteligência artificial em nossas vidas e mais especificamente na democracia é crucial para se desenvolver bem como profissional de uma área tecnológica. Pode-se dizer que essa leitura é recomendável para qualquer pessoa interessada em compreender as mudanças ao seu redor e pensar de maneira responsável e crítica sobre elas, buscar enxergar os pontos negativos e positivos em evolução no estilo de vida da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com