TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adubação orgânica e orgânica líquida e seus efeitos sobre a produtividade das culturas.

Por:   •  19/12/2017  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 2

Discentes: Núbia Mendes e Bianca Teixeira.

Adubação orgânica e orgânica líquida e seus efeitos sobre a produtividade das culturas.

Resumo:

Conforme citado por BUSATO et al (2009), a adubação orgânica compreende em ativar e manter a vida do solo, fornecendo nutrientes, melhorando a estrutura física, química e biológica do solo, elevando a CTC e a matéria orgânica do solo, com a utilização de resíduos vegetais, urbanos, industriais e ao grande volume de excrementos de animais produzido em várias propriedades.

O grande custo dos adubos químicos tem sido um dos principais motivos dos agricultores convencionais estarem buscando os resíduos orgânicos como fonte de fertilizantes para suas culturas. Porém, a substituição dos adubos minerais pelos orgânicos podem diminuir consideravelmente o rendimento na produção final.

De acordo com KORNDÖRFER (2015), o adubo orgânico de origem animal, são ótimos fornecedores de nutrientes, tendo o fósforo e o potássio rapidamente disponível e o N fica na dependência da facilidade de degradação dos compostos. Já os adubos de origem vegetal têm como características, a retenção de água, plasticidade e porosidade do solo.

Desenvolvido no Japão e muito utilizado na agricultura natural e orgânica, o Bokashi é um adubo orgânico concentrado, rico em nitrogênio, fósforo e potássio. Ele é bastante utilizado para a substituição dos fertilizantes químicos tradicionais.

Outro tipo de adubo orgânico são os originados a partir de resíduos agroindustriais, que tem sido responsável por aumentos de pH e notável elevação da atividade biológica do solo.

De acordo com Santiago e Rosseto (2015), a adubação orgânica favorece:

a) A redução do processo erosivo;

b) A maior disponibilidade de nutrientes às plantas;

c) A maior retenção de água;

d) A menor diferença de temperatura do solo durante o dia e a noite;

e) A estimulação da atividade biológica;

f) O aumento da taxa de infiltração e

g) A maior agregação de partículas do solo.

Segundo TRANI et al (2013), alguns adubados orgânicos mal decompostos ou de origem não controlada podem introduzir ou aumentar o número de microrganismos de solo nocivos às plantas (ex:Verticilium, Fusarium, Rizoctonia etc.) e introduzir sementes de plantas daninhas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com