TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elemento resistivo linear

Por:   •  9/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

EXPERIMENTO 1:

ELEMENTO RESISTIVO LINEAR

Discentes: Glaucia de Assis Fiuza

                  Letícia de Fátima Miguel

                  Lídia Alves de Castro

Introdução

Sabendo que todo corpo oferece, normalmente, maior ou menor dificuldade à passagem de corrente elétrica. Assim, a característica de um condutor que é relevante nessa situação é a resistência (R).  

Pode-se determinar a resistência de um condutor através da equação:      

R = V / I.

onde (V) é a diferença de potencial entre seus extremos e (i) a intensidade da corrente.  

A relação entre essas grandezas foi descoberta por George Simon Ohm (1787 – 1854) em 1827 e recebeu seu nome (Lei de Ohm), assim como a unidade de resistência elétrica (ohm).

Ohm comprovou através de seus experimentos que aplicando uma tensão (V) nas extremidades de um condutor, e mantendo constante a temperatura do mesmo, nota-se que a tensão (V) será proporcional a corrente (I) que circula por esse resistor, assim para diferentes tensões aplicadas a esse condutor.

Objetivo

  • Estabelecer o valor da resistência de resistores em circuitos meramente resistivos.
  • Exercitar a uso de um multímetro digital.                                              

Materiais

  • Fonte de tensão contínua;
  • Multímetro digital;
  • Multímetro analógico;
  • Resistor R1 com código de cores;
  • Painel para ligações;
  • Cabos para conexões;
  •  Tabela com código de cores.

Procedimentos

Na aula pratica foi pedido que se determinasse a resistência elétrica de resistores, e suas respectivas incertezas, de três maneiras:

Primeiramente foi identificado o valor da resistência fornecido pelo fabricante, por meio de consulta ao código de cores do resistor R1 de quatro faixas, que correspondiam à (marrom, preto, marrom e dourado), sendo eles respectivamente: (1; 0; x10Ω; +/- 5%).

No segundo passo foi realizada a medida da resistência com a utilização do multímetro, onde com as garras jacaré do mesmo foi conectado no resistor R1, posteriormente o multímetro foi posicionado na posição de medição de resistência para se obter o valor da medição.

No ultimo passo foi montado um circuito utilizando o resistor, o multímetro, e fonte de alimentação, mostrado na Figura 1. Após montagem do circuito foi realizado 6 medições de corrente para diferentes tensões aplicadas.

Figura 1: Circuito constituído de uma fonte de tensão ɛ, um resistor R, um multímetro utilizado como voltímetro V e um miliamperímetro analógico A.

[pic 2]

Resultado e análise

Realizado as três medições de resistência sendo elas a medida feita pelo fabricante que teve como resultado o valor de R=100±5 Ω, a medida com o multímetro onde é uma medida direta, obtendo como resultado R= 98,1 ± 0,1 Ω e a outra a medida indireta realizada através do gráfico de dispersão finalizando com o valor de R=99±5Ω, foi possível observar que todas elas estavam dentro do intervalo especificado pelo fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (253.4 Kb)   docx (329.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com