TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento 2: ELEMENTO RESISTIVO LINEAR

Por:   •  15/3/2018  •  Bibliografia  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Departamento de Física – DFIS

Disciplina: Física Experimental III

Curso: Engenharia Civil       Turma:

ELEMENTO RESISTIVO LINEAR

Feira de Santana

29 de outubro de 2017

Experimento 2: ELEMENTO RESISTIVO LINEAR

OBJETIVO

        Este experimento tem como objetivo encontrar o valor da resistência de resistores em circuitos puramente resistivos além de praticar a utilização de um multímetro digital.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

        Roteiro dos procedimentos experimentais

        Inicialmente, escolheu-se o tipo de medida que seria feita, ajustando (girando) a chave do aparelho. A escala foi então escolhida e os cabos foram conectados no multímetro. Ou seja, montou-se o circuito com uma fonte de tensão contínua, o qual seria utilizado na primeira etapa do procedimento experimental.

O resistor foi dado a equipe sem resistência previamente dita, pra que identificássemos através do código de cores presente nele e comparássemos com a encontrada ao medir com o multímetro.

Então, montou-se o circuito, ajustando o equipamento com a matriz de contato, fonte de tensão em valores de terminados e valor médio da resistência.

A segunda parte do procedimento experimental foi a montagem de sistemas em série e em paralelo na matriz de contato com dois resistores (um de valor conhecido e o outro não). As resistências em série e em paralelo foram então medidas afim de se definir o valor da resistência que era desconhecida e comparada ao valor encontrado após medir a mesma separadamente com o uso do multímetro.

Esquema do aparato utilizado

        [pic 1] Multímetro Digital

[pic 2] Matriz de Contato.       

[pic 3] Calculadora Científica.

[pic 4] Resistores.               

[pic 5] Fonte de Tensão Contínua.       

[pic 6] Miliamperímetro Analógico

        Descrição dos principais instrumentos utilizados

  • Fontes de tensão
  • Multímetro digital
  • Calculadora
  • Miliamperímetro analógico
  • Resistor R1 com código de cores, Resistor R1 “desconhecido”
  • Tabela com código de cores
  • Matriz de contatos para ligação
  • Cabos para conexões e tabela com código de cores.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Os resistores são caracterizados por medir a resistência causada pelas partículas quando há passagem de corrente elétrica, em circuitos elétricos têm como função a conversão energia elétrica em energia térmica.

        A resistência elétrica do resistor é dada pelo quociente da tensão (U) entre seus terminais pela corrente (i) passante, ou seja: R=U/i.

        A resistência de um resistor é uma grandeza variável pois depende de fatores como sua natureza própria, da sua temperatura além das suas dimensões.

        A resistência de um material é medida em Ohm, é a relação entre a densidade da corrente em um condutor, do campo elétrico e das propriedades do material. A lei de Ohm é dividida em: primeira lei de Ohm que diz que a intensidade da corrente é diretamente proporcional à diferença de potencial que a gerou, e inversamente proporcional à resistência elétrica do condutor; e na segunda lei de Ohm mostra que a resistência elétrica do condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento (L), inversamente proporcional a sua secção (A) e depende ainda do material que é produzido o condutor (ρ): R= ρ.L/A.

        Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. Conforme a ligação entre os resistores, essa associação varia em série, em paralelo e mista.

Isso significa dizer que numa associação em paralelo divide-se a mesma fonte de corrente, de modo que a ddp em cada ponto seja conservada. Logo, a intensidade de corrente em uma associação de resistores em paralelo é a soma das correntes nos resistores associados. Já numa associação em série, a passagem da corrente elétrica é mantida por toda a extensão do circuito mas a diferença de potencial entre cada resistor irá variar conforme a resistência deste. Nesse caso, a intensidade de corrente que flui pelos resistores é a mesma.

A identificação do valor da resistência de um resistor não identificado é feita através da tabela de código de cores, que nos foi dada em sala de aula. Nela estão dispostas as cores e os valores correspondentes de acordo com cada posição de cada cor encontrada.

ANÁLISE DE DADOS

        A resistência identificada pelo código de cores foi de 330 Ω, correspondente respectivamente as cores laranja, laranja, marrom e dourado. Já com o uso do multímetro na função ohmímetro, o valor encontrado foi de 327,2 Ω.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (399.1 Kb)   docx (270.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com