TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Elementos Resistivos não Lineares física C

Por:   •  11/4/2018  •  Monografia  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Questões Elementos Resistivos não Lineares

1- Como se explica o comportamento dos fotocondutores, ou seja, por que ocorre a diminuição da resistência elétrica com o aumento da intensidade luminosa?

R- O comportamento dos fotocondutores, ou seja, a ocorrência da diminuição da resistência elétrica com aumento da intensidade luminosa se deve a composição do resistor.

2- Relacione alguns sistemas nos quais podem ser utilizados os fotocondutores. Idem para termistores.

R- Alguns sistemas que podem fazer uso de fotocondutores são, maquinas de fotocópias, impressoras a laser, ou seja maquinas relacionadas a impressão de imagens de alta resolução. Já os termistores podem ser utilizados de acordo com sua classificação, os de tipo NTC (os quais a resistência elétrica diminui com o aumento de temperatura) são utilizados em sistemas de medição de temperaturas de ambientes, na medão de temperatura de amostras líquidas sob aquecimento,e também como sensor para controlar sistemas de aquecimento em fornos, ou de resfriamento em refrigeradores, enquanto os do tipo PTC ( onde a resistência elétrica aumenta com o aumento de temperatura), são utilizados em grande parte para sistemas de proteção contra sobreaquecimento.

3- A relação U=R.i é verdadeira para resistores não ôhmicos?

R- A relação U=R.i não e’ verdadeira para resistores não ôhmicos, pois nesta relação a resistência deve permanecer estável, onde a corrente eletrica e’ proporcional a voltagem nele aplicada, sendo representado por um gráfico em linha reta. Algo que não ocorre em resistires não ohmicos, onde a corrente elétrica e voltagem não variam de forma proporcional resultando em uma resistência que não depende apenas da corrente elétrica e tensão, e também de outros fatores como temperatura, sendo representado por um gráfico em forma de curva.

4- Discuta a dificuldade de testar se o filamento de uma lâmpada obedece à Lei de Ohm.

R- A dificuldade de testar se o filamento da lampada obedece a lei de ohm se deve ao fato da resistencia da lampada variar entre diferentes valores de tensão e corrente, dependendo principalmente da temperatura do filamento, que conforme ela aumenta a resistência diminui, determinando que o filamento da lâmpada não obedece a lei de ohm.

Bibliografia:

http://blog.creativecopias.com.br/o-que-e-fotocondutor/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%ADstor

http://ensinoadistancia.pro.br/ead/Eletromagnetismo/LeiOhm/LeideOhm.html

http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/medida-da-resistencia-eletrica-e-lei-de-ohm/967

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/resistencia-eletrica-temperatura.htm

http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Termistor.html

http://www.sofisica.com.br/conteudos/exercicios/eletrodinamica2.php

Halliday Fundamentals of Physics vol. 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com