TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Gerais, Natureza e Qualidade

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução  

O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contacto com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos. De modo geral, os ensaios dos constituintes do betão são realizados para controle de qualidade e para verificar se eles atendem às especificações exigidas.

O presente relatório aborda, de forma detalhada, sobre o ensaio realizado no Laboratório de Engenharia de Moçambique no dia 11 de Junho de 2018, com o principal enfoque no “Ensaio de Caracterização do Cimento”.  

Objetivos

Geral:

  • Avaliar o comportamento da pasta do Cimento desde o inicio até o fim da presa.

Específicos:

  • Determinar a resistência à compressão, à flexão do cimento de acordo com a norma usada em Moçambique;
  • Efectuar ensaios de caracterização do cimento;
  • Analisar a expansibilidade.

Justificativa

A versatilidade, durabilidade, sustentabilidade e economia inerentes ao betão fizeram deste produto o material de construção mais utilizado a nível mundial. O betão é utilizado numa grande variedade de aplicações, tais como estradas, ruas, barragens, estações de tratamento de águas, parques de estacionamento, garagens, edifícios, moradias, pavimentos, passeios, entre muitas outras. Sendo o cimento (ligante hidráulico) um dos constituintes mais importantes do betão, é de extrema importância o estudo dos ensaios de caracterização do cimento, para que se obtenha um betão com qualidade desejável. 

Metodologias

Para realização deste relatório, foi necessário um amplo campo de investigação em torno do tema, através de consultas de diversos manuais, brochuras e auxílio da internet, fontes estas que são citadas nas Referencias Bibliográficas.

Para além da consulta bibliográfica, uma das metodologias usadas para a efetivação deste relatório foi a observação, que consistiu fundamentalmente numa visita ao Laboratório de Engenharia de Moçambique onde foram realizados diversos ensaios.

Generalidades:

Cimento (conceito): é um conglomerado formado a partir de uma mistura de calcinado e moído, em seguida, calcário e argila que tem a propriedade de endurecer em contacto com a água.Misturado com pedra agregados (areia e brita) e água, cria uma mistura, maleável e plástica que forja e endurece, adquirindo consistência Pétrea.

O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.

A história do cimento inicia-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento Portland é um aglomerante hidráulico fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos.

A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland , que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland

Resumo teórico  

Pasta e Consistência normal (Norma NM NP EN 196-1:2000)

O método consiste na determinação das resistências a compressão determina-se pela norma NM NP EN 196-1:2000, facultativamente a flexão de provetes de forma prismática, com as dimensões de 40x40x160mm. Este provete é fabricado com argamassa plástica contendo uma pasta de cimento e utilizadas áreas normalizadas, em massa, e com uma relação de agua cimento de 0,05. Podem ser utilizadas áreas normalizadas de diferentes origens e regiões desde que apresentem resultados iguais.  A argamassa é preparada por amassadura mecânica e compactada num molde utilizando um compactador. o molde contendo os provetes em atmosfera durante 24h e os provetes desmoldados são mediatamente colocados dentro da agua ate o momento dos ensaios de resistencia.na fase de ensaio os provetes são retirados do seu meio de conservação húmida e partidos em duas metades por flexão sendo metade submetida ao ensaio de compressão.

Tempo de presa e Expansibilidade de Cimento

O tempo de presa e expansibilidade de cimento determina-se com base na norma: NM NP EN 196-3:2000 ou NP EN 196-3: 1995. Descreve um método de determinação do tempo de presa de estabilidade dos cimentos. É aplicável a todos os cimentos definidos na ENV 197-1, esta norma descreve o método operatório, a utilização de alternativas é autorizada na condição de não modificarem de maneira significativa os resultados. O tempo de presa é determinado observando a penetração de uma agulha numa pasta de cimento de consistência normal até ao momento que atinge um valor determinado.

A expansibilidade e determinada observando a expansão volúmica de uma pasta de cimento de consistência normal, indicada pelo movimento rotativo de duas agulhas.

Compactador

 Constituído por mesa retangular unida rigidamente, por meio de dois braços leves a um eixo de rotação. Em posição de repouso, perpendicularidade comum que passa pelo ponto de contacto do batente e da coluna deve ser vertical. Quando o batente repousa sobre a coluna, a parte superior da mesa de estar na horizontal, de maneira que o nível de cada um dos seus 4 cantos esteja a mais de 1mm em relação ao nível médio. A compactação compreende exatamente 60 pancadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com