TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS GERAIS DE QUALIDADE

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS GERAIS DE QUALIDADE

Cristiana Staadtlober.

Lucas Dionyns Schmitz.

 Vanessa Elisa Ramos.

1 CONCEITOS GERAIS DA QUALIDADE

O conceito de qualidade já existe há muito anos, mas seu significado vem se transformando conforme as mudanças nos últimos tempos. Para Silva (2016), “a qualidade é a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade se satisfazer dadas necessidades”.

A expectativa do consumidor é a baseada através da suas vivencias, conhecimentos individuais, identificando o mesmo produto de maneiras diferentes. De acordo com Slack et alii (2016), “qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores”.

A qualidade pode ser conceituada de uma forma interna e externa. A primeira seria de como a organização administra a qualidade de seus processos e a segunda a maneira pela qual o seu cliente percebe a qualidade. Conforme Chiavenato (2016), ambas se complementam pois a primeira não existiria sem a complementação da segunda.

Num mercado cada vez mais competitivo qualidade torna se uma ferramenta estratégica a ser utilizada por todos na organização, independente de cada função, tentando assim ultrapassar as necessidades dos clientes surpreendendo os e não simplesmente atendendo a seus pré requisitos.

2 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE EMPRESARIAL

O crescimento das organizações contribuiu para o crescimento da qualidade empresarial se adaptando ao novo meio, tornando – se uma importante vantagem competitiva estrategicamente para o mercado de trabalho. Porém, a velocidade dessas transformações depende muito dos seus recursos e capacidades. Garvin (2016), acrescenta que:

Devido às grandes quantias envolvidas, essas forças externas tiveram o efeito previsível de sensibilizar a alta gerência para a qualidade dos produtos. Com a reputação no mercado e rentabilidade de suas companhias em risco, o assunto não mais podia ser ignorado. Tampouco podia ser relegado aos níveis mais baixos da organização, onde as lealdades funcionais poderiam interferir numa visão estratégia mais ampla. O que surgiu disso tudo foi uma nova abordagem da qualidade, fortemente influenciada pelas preocupações da gerência superior.

Frente a essa necessidade de atender os consumidores corretamente a pesquisa de mercado se torna muito importante.

Para Garvin (2016), “a qualidade torna-se um elemento do planejamento estratégico usufruindo, portanto, das habilidades conceituais dos altos executivos. A qualidade passa a ser, então, uma função gerencial”. Para tanto, é preciso que se tenha uma internalização ética da qualidade para que se desenvolva uma cultura  em que todos os colaboradores se sintam responsáveis por ela.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Disponível em: Http    consultado em 01 de março de 2016.      .

GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Disponível em: Http    consultado em 01 de março de 2016.      .

SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. Disponível em: Http    consultado em 01 de março de 2016.      .

SLACK, Nigel et alii. Administração da produção. . Disponível em: Http    consultado em 01 de março de 2016.      .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com