TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de Máquina

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

1-Como se classificam e quais as funções dos elementos de máquinas? Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de máquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, porcas e arruelas, elementos de transmissão, como correias e polias, elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos.

2- Explique os tipos de união utilizadas nos elementos de fixação? O elemento de fixação tem vários tipos de união como solda e rebite que uma vez usadas essas instalações não podem ser retiradas a não ser que forem danificados, outros tipos de uniões são feitas com parafusos, chavetas, porcas e arruelas, esse no caso podem ser desfeitas sem causar dano nenhum nos elementos.

3-Diferencie as uniões permanentes das desmontáveis? Podemos definir as uniões em dois desmontáveis. As uniões desmontáveis são aquelas em que quando é feita a desmontagem, as partes unidas e os elementos de união não sofrem nenhum dano, e essas partes assim como os elementos de fixação podem ser reaproveitados para nova montagem.  Permanentes: Quando a separação das peças é impossível ou para ser feita terá que danificar alguma delas.

4-  Porque devemos ter um cuidado no dimensionamento dos elementos de fixação? Devemos ter cuidado para no fugir das normas da ABNT, ver as dimensões e qualidade do material. E devemos ver pra que o material que vai ser dimensionado será utilizado no processo.

5- Cite 03 elementos de fixação dizendo qual a sua função?  Chaveta: É usada em eixos para fixa-los e transmitir movimentos; Pino: Unir peças de forma semelhante ao parafuso, porém com melhor acabamento; Parafuso: Elemento mais aplicado no setor da mecânica. Utilizado para a união de chapas, perfis, barras, etc.                                                  

6- Para que servem os mancais e as buchas? Esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito. Já o uso de buchas e lubrificantes permite reduzir esse atrito e melhorar a rotação do eixo. As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, permitindo-lhes uma melhor rotação. São feitas de materiais macios, como o bronze e ligas de metais leves.

7- Qual a função dos elementos de transmissão? Os sistemas de transmissão podem, também, variar as rotações entre dois eixos. As maneiras de variar a rotação de um eixo podem ser:  por engrenagens; por correias;  por atrito. Seja qual for o tipo de variador, sua função está ligada a eixos.

8- Porque devemos conhecer as propriedades dos materiais? Devemos conhecer para adequá-los os matérias para certos fins com o objetivo de produzir novos materiais, tendo em vista a melhor qualidade de vida e a sustentabilidade, é de grande importância as medidas   que essas propriedades representam.

9- Como é realizada a determinação das propriedades mecânicas dos materiais? As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de experimentos de laboratório cuidadosamente programados, que reproduzem o mais fielmente possível as condições de serviço. Dentre os fatores a serem considerados incluem-se a natureza da carga aplicada e a duração da sua aplicação, bem como as condições ambientais.

10- Os principais esforços mecânicos são estes: (a) Tração (b) Compressão: (c) Flexão: d) Torção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com