TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de Máquinas Acoplamentos

Por:   •  6/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

EETI- Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação

Curso de Engenharia

ACOPLAMENTOS

Salvador

Junho - 2019

[pic 3][pic 4]

ACOPLAMENTOS

Relatório referente às especificações, usualidade e características dos acoplamentos, apresentado a Universidade Salvador – Unifacs como parte das exigências dos cursos de Engenharia Mecânica, orientada na disciplina Elementos de Máquinas.

Orientador: Antônio Fernando Abreu de Andrade.

Salvador

Junho - 2019[pic 5]

RESUMO

Com a crescente utilização de máquinas rotativas, os acoplamentos são componentes mecânicos fundamentais na aplicação de maquinários industriais. Com a função transmitir torque em um acionamento, seu uso, quando projetado corretamente, é indispensável para diminuir a sensibilidade relativa ao desalinhamento que existe entre os componentes acoplados. O presente trabalho apresentará características gerais e um estudo de caso referente a sua usualidade.

SUMÁRIO[pic 6][pic 7]

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO        4

3.DESENVOLVIMENTO        4

4. CONCLUSÃO        9

5. REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Acoplamento é um elemento de máquina que transmite momentos de rotação segundo os princípios da forma e do atrito. É uma conexão ou integração entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro, um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo – árvores. É uma conexão ou interação entre dois sistemas. 

Possui a função de: unir dois eixos, compensar desalinhamentos, absorver choques e vibrações, transmitir torque e também atuar como fusível.

Como citado acima, uma das principais funções é o compensar desalinhamentos entre os eixos conectados. O alinhamento ideal é difícil de obter e manter durante a vida da máquina, uma vez que é função não somente da precisão dos instrumentos de medição utilizados durante o alinhamento e das tolerâncias de fabricação e montagem, mas também da configuração do sistema. Pode haver variação das condições de operação devido ao peso das peças, forças de trabalho, expansões térmicas e distorções, acomodações da fundação, desgastes de mancais e outras peças, movimentos relativos dos eixos, em resumo, pode-ser ter vários fatores externos que contribuem na dificuldade do alinhamento.  Esse é um ponto importante, pois, desalinhamento é considerado a falha com a segunda maior incidência de ocorrência em máquinas rotativas, precedida pelo desbalanceamento.

Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele.

Os acoplamentos que operam por atrito são chamados de embreagem (fricção) ou freios.  O princípio de atuação dos acoplamentos funciona da seguinte forma: o momento de rotação (Md) é o produto da força (F) pela distância (L), sendo calculado pela fórmula:

Md = F . L.

Para um mesmo momento de rotação a ser transmitido, a distância L é menor num acoplamento de menor forma, do que num acoplamento por atrito, pois F precisa ser menor para uma transmissão de força por atrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com