TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de Máquinas - Introdução

Por:   •  7/6/2016  •  Seminário  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

Elementos de Máquinas

DOBROVOLSKI  V.

ZABLONSKI  K.

MAK  S.

RADCHIK  A.

ERLIJ L.

Editora MIR Moscou – 1976

Texto I “Introdução do livro traduzida

para leitura e discussão em grupo”

FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO (FPM)

8º Série – Engenharia Mecânica

Prof. André V. R. Lucato

2014


INTRODUÇÃO

        Qualquer máquina, por maior, menor ou complexa que seja, consta de vários grupos (aparatos), conjuntos (órgãos, mecanismos) e peças (elementos).

        A peça que é a unidade elementar de máquinas se elabora e confecciona sim utilizar dispositivos de montagem. O conjunto (unidade de montagem) compreende a união de algumas peças que podem ser inseparáveis (fixas) ou separáveis (desmontáveis). O grupo que se une das partes principais e integrantes das máquinas, se compõem da união de conjuntos ou órgãos e peças acopladas para desempenhar funções comuns de trabalho.

        A continuação, para abreviar, as peças propriamente ditas, os elementos de sua união, assim como os grupos e conjuntos que desempenham simples funções na máquina, os quais chamaremos de elementos de máquinas.

        Existem elementos de máquinas de aplicações gerais e outros de aplicações especiais.

        Os elementos de máquinas de aplicação geral são: elementos de uniões inseparáveis (fixas) e separáveis (desmontáveis); partes das transmissões de fricção e embreagens; árvores e eixos, acoplamentos, rolamentos; molas; peças estruturais. Existe uma infinidade de elementos de máquinas, que sendo de um mesmo tipo, vão acoplando em uma grande diversidade de máquinas e desempenham iguais funções; isto tem permitido destacar seu estudo em uma disciplina independente da ciência, denominada elementos de máquinas.

        Por outro lado, as peças ou elementos de aplicação especial somente se acoplam a alguns tipos determinados de máquinas. Estes elementos são, por exemplo, os êmbolos, as válvulas, os fusos porta ferramentas, estrutura de arado, etc. Os fundamentos de projeto destes elementos se estudam em disciplinas especiais respectivamente como maquinas e dispositivos de elevação e transporte, máquinas ferramentas, máquinas agrícolas, etc.

Elementos de máquinas como disciplina científica, partindo das condições previstas, a princípio devem atender as peças da máquina, se examinam os métodos, regras e normas de projeto dos elementos que asseguram suas formas e dimensões mais úteis, funcionais e vantajosas, a escolha dos materiais necessários, o grau de precisão, de acabamento das superfícies e da designação das condições técnicas de sua fabricação.

A ciência que trata os elementos de máquinas está estreitamente vinculada:

  1. Com a teoria mecânica e com a teoria dos mecanismos das máquinas, que permitem determinar as forças que atuam sobre a peça e as leis dos movimentos das peças conjuntamente;
  2. Com a ciência que trata da resistência dos materiais que permite calcular os elementos de maquina e a resistência mecânica, a rigidez e a estabilidade;
  3. Com o estudo das propriedades e textura dos metais e das leis que determinam sua transformação, do qual se obtém as informações necessárias para eleger racionalmente o material da peça;
  4. Com a tecnologia dos processos de fundição, forja e soldagem, assim como a tecnologia dos tratamentos térmicos e mecânico e da montagem que exigem os requisitos tecnológicos da engenharia ao projetar os elementos de máquinas;
  5. Com o desenho técnico.

Nos programas de estudos nas escolas superiores de ensino de engenharia para construção de máquinas, finaliza o ciclo de disciplinas especiais, nas quais se examinam os fundamentos da teoria, calculo, construção e exploração das maquinas de determinada aplicação.

O desenvolvimento da construção de peças está intimamente vinculado com os desenvolvimentos técnicos das máquinas em geral.

Vias principais de desenvolvimento das construções das máquinas. As são máquinas os meios de produção que aproveitam as forças da natureza para o bem estar da sociedade, reduzem o trabalho dos trabalhadores e aumentam sua produtividade de trabalho. O nível da produção de máquinas e seu aperfeiçoamento som um índice convincente de desenvolvimento industrial de uma nação.

A construção de máquinas se aperfeiçoa continuamente de acordo com as novas exigências que impõem as condições de exploração e produção e das novas possibilidades que se abrem com o desenvolvimento da ciência, com o disponibilização de novos materiais, assim como os novos procedimentos de aplicar a este materiais formas convenientes e propriedades requeridas.

Os requisitos principais do bom funcionamento e produção das máquinas modernas que devem determinar sua construção são: o maior rendimento possível das máquinas de serviço e da maior potencia e economia dos motores; simplicidade de operação durante o qual se aliviam esforços físicos e mentais dos operadores; alta confiabilidade de serviço, isto é funcionamento longo e continuo sem falhas das máquinas; fabricação das máquinas projetadas em quantidade que necessite a economia nacional, investindo o mínimo trabalho, materiais e outros recursos.

O rendimento das máquinas operatrizes e a potencia dos motores aumentam, mais eficazmente se elevar sua velocidade e a automatização dos processo de trabalho. Automatização que libera o homem dos esforços intensos do trabalho, consistindo em cumprir operações auxiliares  (trocas e ajustes de parâmetros, colocação e extração das peças, separação das peças, etc., o aumento das velocidades dos processos tecnológicos e, juntamente com estes, os parâmetros com a pressão (vapor, gás e líquidos) e temperatura, são as tendências mas características do desenvolvimento da técnica moderna na construção de máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (399.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com