TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos independentes do goniômetro

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.879 Palavras (20 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

3 Unidades de Medição Angular        5

4 Características Construtivas        5

5 Elementos independentes do goniômetro        7

5.1 Sinalização        7

5.2 Trípodes        7

6 Elementos de um Goniômetro        7

6.1 Plomada Óptica        7

6.2 Plataforma Nivelante        8

6.3 Níveis        8

6.4 Parafusos de Pressão e Coincidência        9

7 Elementos angulares        10

7.1 Ângulos horizontais e verticais        10

7.1.1 Ângulos horizontais        10

7.1.2 Ângulos verticais        11

8 Nonius        11

9 Micrômetro        11

10 Medida Eletrônica de Ângulos        12

10.1 Codificador incremental        12

10.2 Codificador absoluto        13

11 Princípio de Funcionamento        13

12 Tipos e Usos        15

13 Leitura do Goniômetro        16

14 Cuidados com o equipamento        17

15 Cálculo de Resolução do Goniômetro        17

REFERÊNCIAS        20


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vai ser abordado e apresentado um instrumento chamado goniômetro, como sendo um equipamento utilizado na medição e verificação de elementos em forma semicircular ou circular graduada com ângulos entre 180° e 360, sendo o goniômetro utilizado tanto para medir como para construir ângulos perfeitos.


2 Goniômetro

Define-se “goniômetro” como um instrumento com que se medem ângulos (AURÉLIO, 2006). Entre os goniômetros está o transferidor, um semicírculo de plástico transparente ou um círculo graduado utilizado para medir ou construir ângulos. Este instrumento também serve para medir ângulos articulares do corpo humano no auxilio do diagnóstico de médicos, fisioterapeutas e fisiologistas, para o tratamento de lesões e melhoria de desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas. O goniômetro eletrônico vem substituir com maior precisão e eficiência os goniômetros mecânicos. O correto tratamento de lesões vem de encontro à necessidade atual da busca do ser humano por uma melhor qualidade de vida, combinado a isto está a necessidade de atletas em obter um melhor desempenho em competições nas mais variadas modalidades esportivas.

3 Unidades de Medição Angular

As unidades são ângulos que medem grau, os goniômetros possuem um disco graduado com quatro divisões de 0° a 90°. Para a leitura do nônio, utiliza-se 5’ para cada traço, dessa forma, se é o segundo traço do nônio que coincide com um traço na escala fixa, adiciona-se 10’ aos graus lidos na escala fixa, se é o terceiro adiciona-se 15’, se é o quarto adiciona-se 20’, e assim por diante. Para medir ângulos, precisa-se conhecer o sistema de contagem sexagesimal. Este sistema divide uma circunferência em 360 graus. O grau é dividido em minutos e segundos. Portanto, a unidade de ângulo é o grau. O grau divide-se em 60 minutos e o minuto divide-se em 60 segundos. Os símbolos utilizados são: grau (º), minuto (’), segundo (”). Para somarmos ou subtrairmos no sistema sexagesimal, devemos colocar as unidades iguais umas sobre as outras. Exemplo: 90º - 25º 12’ A primeira operação a fazer é converter 90° em graus e minutos. 90º = 89º 60’ 89º 60’ - 25º 12’ = 64º 48’.Deve-se operar da mesma forma quando se tem as unidades graus, minutos e segundos.

        4 Características Construtivas

Com a terminologia de goniômetro está-se englobando os taquímetros e os teodolitos, diferenciando-se uns de outros principalmente em que o taquímetro pode ler distâncias mediante métodos estadimétricos e o teodolito só ângulos. Qualquer trabalho topográfico, de alguma precisão requer a presença e utilização de instrumentos capazes de medir ângulos. Por conseguinte, podemos definir como goniómetro todo aparelho capaz de medir o ângulo formado por dois visuais, cifrando o resultado.                                                                                

 Dito ângulo poderá estar situado em um plano horizontal e se denominará “ângulo azimutal”; ou em um plano vertical, denominando-se “ângulo cenital” se o lado origem de graduação é a linha cénit-nadir do ponto de estação; ou “ângulo de altura” se dito lado é a linha horizontal do plano vertical indicado que passa pelo ponto de vista ou de ponteira.  

• Uma base de sustentação provida de três tomilhos nivelantes.                                                                                                                                    

• Um círculo graduado fixo azimutal para medição de ângulos horizontais, provido de um nível teórico de borbulha.  

            • Uma parte móvel ou aliada que, girando sobre o círculo azimutal, contém a sua vez o círculo cenital ou de alturas, chamado também eclímetro.                                                                      

• Um antojo situado na aliada, móvel dentro dela em um plano vertical, com o que, por conjunção de dito movimento e o próprio da aliada, pode apontar (colimar, em linguagem topográfica) a qualquer ponto do espaço.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (131.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com