TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrica

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

4 PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de marketing é responsável por adquirir as respostas concretas acerca  do ambiente da empresa para a tomada de decisões. Baseado em Malhotra (2005) essa etapa consiste em algumas fases, sendo elas, a identificação do problema a ser resolvido, após isso começa a coleta dos dados e por fim a análise de todos eles. Os dados coletados têm como objetivo indicar qual caminho a empresa deve seguir e qual posicionamento tomar, diante do problema que a cerca.                                                                                                                                                                                                                                                                    

 4.1 LEVANTAMENTO PELA INTERNET

Formado por um questionário auto administrado, em que o respondente é o principal meio entre a pesquisa e as respostas, sem interferência de moderador. De acordo com Zikmund (2006) os levantamentos via internet, além de possuírem a vantagem de alcançar uma amostra ampla, esses questionários têm um custo baixo por não precisar  do uso de papel e outras despesas que variam de pesquisa para pesquisa. Por ser acessível e atingir um público maior, esse tipo de pesquisa não tem a necessidade de ser realizada a longo prazo.  

4.1.1 Amostra

4.1.2 Roteiro da Pesquisa

4.1.3 Cronograma de Pesquisa

4.1.4 Análise de Dados

4.1.5 Conclusão da Pesquisa

                                           

4.2 GRUPO FOCAL (FOCUS GROUPS)

O grupo focal é um tipo de pesquisa que tem como intuito  receber as informações relevantes que serão usadas para solucionar o problema da empresa. Essa pesquisa, segundo Malhotra (2005) tem como característica como o nome já define, a entrevista em grupo. Esses grupos são formados por 8 a 12 pessoas, esses entrevistados são pré-selecionados, ou seja, escolhidos pelos responsáveis pela pesquisa. A seleção do grupo varia conforme o universo da empresa, todos devem possuir perfis e objetivos semelhantes bem como estar disponível em um tempo considerado longo, pelo fato de que geralmente essas entrevistas de grupo focal, variam entre 1 a 3 horas, sem passar disso pois os entrevistados podem ficar exaustos. Por este fato a entrevista deve ser feita em um ambiente informal, para que não haja desconforto durante a coleta das informações, entretanto todo esse acontecimento deve ser gravado, por meio de áudio e vídeo, para definir quem é que está falando naquele momento.  

O moderador que irá aplicar as perguntas, deve ser capacitado para tal ato bem como ter predisposição e ser comunicativo, ele não deve interferir nas respostas, pois isso pode atrapalhar, influenciando os respondentes a falar outra coisa, por isso, ter um roteiro em mãos auxilia o trabalho do moderador. Posteriormente é feita a preparação do relatório da entrevista, que consiste em uma conversa entre o moderador e os gerentes que assistiram a discussão, porém não é feita nenhuma conclusão acerca do assunto, todas elas serão analisadas minuciosamente até obter um desfecho.  O objetivo é que todas as informações extraídas da discussão sejam fidedignas, para então esses resultados desvendarem a solução para o problema da empresa.  

 Nessa etapa foram escolhidas 6 pessoas que praticam esportes variados e possuem a faixa etária entre 21 e 40 anos, residentes da cidade de Curitiba. O objetivo da pesquisa é  identificar  a percepção dos clientes e detectar o  interesse em praticar o CrossFit. O propósito da pesquisa foi explorar esse grupo a fim de saber quais são os motivos pelos quais ainda não colocaram em prática a vontade de exercer a atividade física que a modalidade proporciona.  

4.2.1 Amostra

4.2.2 Roteiro da Pesquisa

1- Apresentação dos participantes, nome, idade, bairro.

2- Qual esporte praticam e por quê?

3-  Você conhece CrossFit /  Falar as percepções acerca da modalidade.

4- Pratica já praticou CrossFit? Se não, tem vontade? Se não tem, porque?

5 – Conhece algum box de CrossFit?

6- Quanto estaria disposto a pagar pelo serviço?

7 – Caso a pessoa faça academia: trocaria a academia pelo CrossFit? E se já trocou, porque trocou?

4.2.3 Cronograma de Pesquisa

4.2.4 Análise de Dados

4.2.5 Conclusão da Pesquisa

5 DIAGNÓSTICO

        O diagnóstico engloba a análise da empresa em relação ao seu ambiente, por meio da análise SWOT, realizada por um profissional da área de marketing, em que avalia os meios internos de uma empresa, como suas forças – strenghts – e fraquezas – weakenesses -, e no meio externo com as oportunidades – opportunities – e ameaças – threats -. De acordo com Kotler e Armstrong (2007) as forças de uma empresa estão ligadas as suas habilidades internas e recursos que colaboram de maneira positiva para a empresa atender seus clientes e atingir seus objetivos traçados e as fraquezas são avaliadas quais limitações internas e fatores negativos que serão prejudiciais para alcançar suas metas. Contudo no meio externo a empresa explora fatores ou mudanças no mercado em que geram as oportunidades que a favorecem, também no ambiente externo as ameaças são definidas como dificuldades que podem afetar o desempenho em relação aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com