TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Por:   •  9/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Familiarização dos métodos básicos de Eletricidade

Métodos básicos com instrumentos elétricos que são usados no laboratório

Eduardo Otávio Pinto de Almeida

Número – 08

Breve resumo: Essa atividade proposta pelo Professor Marks tem como objetivo nos familiarizar com alguns métodos básicos utilizados no laboratório de eletrotônica através do uso do Multímetro medir a resistência de alguns resistores e com ajuda da Fonte de Tensão ajustável fazer o levantamento das características elétricas dos circuitos de tensões fixas através do Proboard.

                            I.                   INTRODUÇÃO

        Os multímetros são aparelhos usados mais para medir tensão elétrica em circuitos de modo que seja em paralelo para que não possa atrapalhar o circuito pois ele tem uma grande resistência interna. Para que o multímetro possa medir a resistência ele precisa de um componente básico que é o resistor.

        Através do seu molde de fabricação, os resistores têm seus valores definidos em diversas cores e listras para que possa saber sua resistência nominal e seu nível de tolerância, assim eles agrupados em cores para que esses dados possam ser melhores percebidos facilita o manuseio do mesmo.

        Com ajuda desses objetos, que serão alocados em uma placa protoboard, que nada mais é que uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais poderá ser feita a medida.

        Finalmente, com o uso da Fonte de Tensão Ajustável poderemos fazer o levantamento dessas características elétricas dos objetos já citados.        

                        II.                  MATERIAL UTILIZADO

        Os materiais usados nesses métodos propostos foram:

* Multímetro;

* Protoboard;

* 2 Resistores;

* Fonte de Tensão Ajustável;

                        III.               PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        

        Primeiramente, foram identificados os valores nominais de 2 resistores utilizados, através dos seus códigos, cores e tolerância consegui achar os valores da resistência.

IV.             VALORES ACHADOS

Valor Nominal(Ohm)                                 Tolerância                    Faixa de Resistência                    

R1 = 2200000                                                    5%                   2090 K Ohm  <      R   < 2310 K Ohm

R2 = 470                                                            5%                   446,5    Ohm  <      R   < 493,5    Ohm

                                    V.           FATORES DIVERSOS

        Os dois primeiros Multímetros usados para fazer o teste com os resistores apresentaram problemas e foram trocados, o primeiro era um digital, já o segundo, analógio, ambos com defeito. Logo, foi usado um terceiro Multímetro Digital que funcionou corretamente, porém, o tempo não foi o suficiente para que pudesse usar esse instrumento de forma que conseguisse achar as medidas e elas não foram realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com