TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica Básica

Por:   •  5/9/2016  •  Ensaio  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Eletrônica Básica

Introdução

        Um transistor bipolar pode trabalhar em três regiões distintas dependendo da polarização aplicada à base. São elas:

  • Região de corte: corrente do coletor praticamente desprezível e tensão entre o coletor e emissor muito alta, podendo ser considerada igual à Vcc aplicada no circuito.
  • Região de saturação: corrente do coletor muito alta (limitada pela carga do circuito) e tensão entre coletor e emissor muito baixa, podendo ser desprezada.
  • Região ativa: nesta região a corrente do coletor dependerá da  corrente injetada na base ( IC=βIB), onde β mostra o valor relativo entre uma corrente e outra.

        Quando trabalha na região de corte e de saturação, o transistor se comporta como uma chave. Quando trabalha na região ativa, funciona como um amplificador. Se a corrente da base (IB) for menor ou igual a zero, o transistor funciona na região de corte (corrente do coletor nula). Se a corrente da base for maior que zero e menor que IB de saturação, o transistor trabalha na região ativa, IC depende de β (IC=βIB). Se a corrente da base for maior que IB de saturação, o transistor funcionará na região de saturação.

        Para utilizar o transistor como chave, deve-se saber que quando ele está na região de corte irá conduzir uma corrente muito baixa, sendo esse valor desprezível e podendo assim ser considerado uma chave aberta, visto que teremos entre os terminais do emissor e do coletor quase toda Vcc aplicada ao circuito. Quando está na região de saturação conduz uma elevada corrente, logo, entre os terminais do coletor e emissor tem-se uma tensão muito baixa, que sendo desprezada, pode-se ver o transistor como uma chave fechada.

Materiais e métodos

        Para a realização do experimento usa-se 1 fonte de tensão,1 gerador de sinal, 1 osciloscópio, 1 LED e 1 diodo comum, 3 resistores (1KΩ, 20KΩ, 0,33KΩ) 1 transistor e a protoboard onde será montado o circuito.

        O gerador de sinal pode ser usado em testes de amplificadores. A melhor maneira de se verificar se um circuito amplificador de sinais está operando é aplicando um sinal na sua entrada e verificando se esse sinal aparece da forma esperada na sua saída. O osciloscópio, neste caso, é utilizado para mostrar sinais periódicos.

        O circuito a ser montado inicialmente é o da figura 1.

[pic 1]

Figura 1 - Circuito 1

        Com o circuito devidamente montado, e com a fonte de tensão, o osciloscópio e o gerador de sinal ligados, deve-se medir IB, IC e VCe  e comparar com os valores calculados teoricamente.

        Dos resultados:

Teóricos (Ve = ± 5V)

Medidos (V = ± 12V)

IB =0,22mA

IB =   0,53 mA

IC =0,04mA

IC  =    4,77mA

VCE = 11.4V

VCE  = 5,25V

Tabela 1 - Resultados obtidos no circuito 1

        Os resultados calculados teoricamente indicam que o transistor está trabalhando na região de corte para este circuito, apresentando Ic muito baixo e Vce bastante próximo da tensão de entrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com