TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Junior Engenharia de Produção

Por:   •  10/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

“Aproximar as empresas da Universidade, trazendo os problemas para desenvolvimento na Universidade”

Resumo:

O papel principal do projeto é trazer os problemas das empresas para dentro da universidade para usar técnicas, tecnologia e aprendizados adquiridos no curso de Engenharia de Produção. Tem como objetivo a resolução de problemas e assim poder aumentar a produtividade e organizar a empresa de forma prática, objetiva e técnica. As empresas têm muito a ganhar com esse projeto, pois as resoluções de problemas feitas pelos alunos visam inteiramente o ganho de conhecimento e ver na prática tudo que foi aprendido durante o curso.

Introdução:

A grande dificuldade da criação de uma empresa júnior, é trazer a empresa para junto da universidade. Com métodos novos e criativos, a universidade pode por muitas das vezes ser a resolução dos problemas e também o aumento de produtividade. A empresa necessita cada vez mais se aperfeiçoar ao mercado, para sempre poder superar a concorrência. Esse alinhamento entre empresa e universidades é de muita importância por formar uma relação vantajosa para ambas as partes.

Nos dia de hoje, tudo é voltado para a tecnologia, e por muitas vezes os empresários não querem aderir a jovens talentos e as novas tecnologias.

Através de uma educação empreendedora, buscando desenvolver habilidades e qualidades necessárias de um empreendedor, com capacidade de analisar as oportunidades, pro atividade e a confiança; poderão se formar melhores parâmetros educacionais, voltados para preparar os profissionais para a transição adequada entre a vida acadêmica e a profissional, estando sempre preparadas para um ambiente de competitividade e inovação.

Objetivos

• Conversar com as empresas para a correção de possíveis problemas, elaborando assim resoluções dentro da universidade

• Criar análises dos problemas e mostrar o que pode ser feito para a resolução.

• Trazer cada vez mais as empresas para perto da universidade

• Foco principal em: Logística, Qualidade, Processo e Layout

• Desenvolvimento da base da empresa júnior de Engenharia de Produção.

Metodologia e Estratégias de Ação:

O Planejamento estratégico para a gestão de projetos é o desenvolvimento de uma metodologia padrão que se possa utilizar repetidamente com alta probabilidade de atingir os objetivos do projeto (KEZNER, 2006). O primeiro passo é a implementação dessa metodologia é o empenho dos membros quanto à mesma. Tendo que passar por um alinhamento estratégico para que a empresa possa perceber valor nas atividades relacionadas a essa perspectiva, trazendo assim, os objetivos mais acessíveis. Seguindo o cronograma de atividades estabelecidos, a empresa júnior busca a inovação para a realização das operações previstas. Buscando sempre a máxima eficiência para que se possa chegar no objetivo final.

Justificativa:

A Empresa júnior é o primeiro passo para o aluno ingressar no mercado de trabalho em sua área, estimulando a busca para a atividade e desenvolvimentos na área acadêmica, permitindo, inclusive, as adaptações curriculares vistas como necessárias a adequação do curso às realidades sociais e do mercado.

Configura-se na solução ideal, através de prestação de serviços de consultaria na área de Engenharia de Produção, fornecendo visão prática imprescindível para a formação de um profissional.

O Brasil está bastante atrasado, em relação à outros países. Contudo, o mercado brasileiro é muito competitivo internamente, a todo momento, novas tecnologias e criações desenvolvidas dentro e fora do país, chegam e são superadas a todo instante. O Brasil tem um potencial enorme, maior até que outros países já desenvolvidos, mas a política e a educação não ajudam para a mudança e avanço. De acordo com esse cenário, a criação dessa empresa júnior, quebra alguns paradigmas, tentando mostrar que a educação de qualidade fornecida pelas universidades brasileiras, tem a capacidade de formar profissionais brilhantes e com conhecimento e capacidade para ajudar o desenvolvimento do país.

Com a união entre empresas e a universidade, espera-se obter ótimos resultados para ambas. Utilizando os alunos com conhecimento para realizar tarefas e técnicas para aumentar a produtividade.

Resultados Esperados:

Usando as técnicas e conteúdos adquiridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com