TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Indicadores Financeiros da Empresa MRV Engenharia

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.461 Palavras (22 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 22

ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DA EMPRESA MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A.

 

1 INTRODUÇÃO

        Neste trabalho de análise dos indicadores financeiros analisados da empresa MRV Engenharia e Participações S.A. sobre as suas demonstrações financeiras teve o intuito de verificar seu desempenho nos últimos cinco anos. Foram levantadas as análises verticais e horizontais de cada ano, representados por gráficos, tabelas e análises.  

2 DESENVOLVIMENTO

        A MRV Engenharia e Participações S.A. é a maior construtora e incorporadora no segmento de imóveis do Brasil, desde 1979. A empresa é a única a atender em mais de 140 cidades no Brasil com apartamentos e casas para as classes médias e médias baixas. Atuando há 36 anos é líder no mercado de construção no segmento de imóveis residenciais, com mais de 260 mil casas e apartamentos vendidos em 20 estados brasileiros e o Distrito Federal.

         Com sua ampla experiência garante um planejamento do processo construtivo, antecipando tendências e a melhor relação custo/benefício no mercado. O foco da empresa é na redução de custos, inovação e ética. Todos os dias são mais de 135 imóveis vendidos, seja pela facilidade de compra, linhas diferenciadas de produtos, pagamentos flexíveis e as parcerias com as maiores instituições financeiras, inovações com localizações privilegiadas de seus empreendimentos.

ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DOS ANOS 2011 A 2015

[pic 1]

    Gráfico 01 – Liquidez Geral

No ano de 2011/2012 houve um aumento no índice de liquidez geral devido ao aumento dos ativos e estabilidade do passivo da empresa. Comparando 2012/2013, o indicador apresentou uma queda 15% permanecendo estável no próximo ano. Em 2015 devido ao forte aumento no passivo circulante por contas a pagar com as aquisições de terrenos, o indicador caiu. Isto significa que a empresa consegue pagar todas as dívidas com recursos que possuem hoje, e ainda haveria uma sobra de 11% no último ano.

[pic 2]

    Gráfico 02 – Liquidez Corrente

Conforme os dados exibidos, em 2011/2012 houve uma redução no índice devido ao aumento do passivo circulante de 27% enquanto o ativo aumentou apenas 15%. No ano de 2012/2013 este cenário tem uma melhora, o ativo circulante é maior que o passivo circulante, isto mostra que os investimentos feitos no ativo circulante são suficientes para cobrir as dívidas de curto prazo. No ano de 2014 o indicador apresentou nova queda e retornou ao mesmo patamar de 2013 em 2015.

[pic 3]

            Gráfico 03 – Liquidez Seca

        O gráfico demonstra as variações dos indicadores de liquidez seca nos anos de 2011 a 2015. Em 2011/2012 houve uma pequena queda no índice, devido ao aumento do passivo circulante de 27% enquanto o ativo circulante aumentou apenas 15%. Em 2012/2013 neste período o indicador teve uma forte alta devido à queda do passivo. Nos dois anos seguintes, houve uma retração moderada no indicador, visto que, o passivo circulante cresceu relativamente a mais do que o ativo circulante, onde podemos constar uma diminuição da conta clientes. Observa-se que a conta de estoque no período apresentou um crescimento moderado. Conclui-se que a empresa melhorou a relação entre disponibilidades versus despesas imediatas.

[pic 4]

            Gráfico 04 – Liquidez Imediata

O indicador de liquidez imediata no período apresentou comportamento estável, exceto no ano de 2013 com uma alta e retornando a normalidade no ano seguinte. Esta elevação foi decorrente a forte queda do passivo circulante. Conclui-se que a empresa mantém constante a relação entre disponibilidades e obrigações de curto prazo.

[pic 5]

            Gráfico 05 – Participação de Capitais de Terceiros

Observa-se que a empresa no período tem aumentado gradativamente a participação de capital de terceiros. O que pode significar que investidores externos tem uma perspectiva positiva dos resultados da empresa.

[pic 6]

            Gráfico 06 – Composição de Endividamento

Os dados mostram em 2011/2012 que o índice de endividamento reduziu, isto significa que no curto prazo a empresa terá menos dívidas em relação ao total de dívidas com capital de terceiros. E o mesmo fenômeno ocorre em 2012/2013. Nos anos seguintes, houve uma sequência de quedas de forma constante, mostrando que houve redução no endividamento oneroso de curto prazo.

[pic 7]

            Gráfico 07 – Margem Líquida

        Através dos dados apresentados pode-se perceber que houve uma representativa queda na margem de lucro da empresa em 2011/2012. Mesmo com o aumento das vendas líquidas, o valor do lucro líquido caiu. Isto quer dizer que a empresa não atingiu uma margem global em suas unidades vendidas. Em 2012/2013 o índice continuou em queda, houve uma redução no volume das vendas líquidas concomitante ao lucro líquido. Em 2014, o índice recuperou as quedas dos anos anteriores, mas em 2015 voltou a reduzir, indicando que o lucro obtido pelas vendas também caiu.

[pic 8]

            Gráfico 08 – Giro do Ativo

Observa-se que no período de 2011/2012 houve um aumento do ativo superior a 14% em relação as vendas líquidas, permanecendo estável nos dois anos subsequentes. E retornou ao nível de 2011 no último ano analisado. Isto significa que, manteve-se no período a relação entre investimento e venda.

        

[pic 9]

             Gráfico 09 – Imobilização do Patrimônio

O indicador apresentou no período substancial elevação, isto significa que a empresa realizou investimentos em imobilizado e intangível superior ao crescimento do patrimônio líquido.

[pic 10]

            Gráfico 10 – Rentabilidade do Ativo

A rentabilidade do ativo apresentou queda no período analisado, o que significa que lucro líquido não acompanhou o crescimento do ativo.

[pic 11]

            Gráfico 11 – Rentabilidade do Patrimônio Líquido

Nos anos de 2011/2012 identificamos uma forte redução do lucro líquido em 30%, o que gerou uma redução significativa no indicador. No ano seguinte, o índice permaneceu em queda recuperando apenas no ano de 2014, entretanto, ocorreu nova redução no ano seguinte. Isto significa que no período analisado, houve uma redução do lucro obtido em relação ao recurso aplicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (491.2 Kb)   docx (238.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com