TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Elétrica E Meio Ambiente

Artigos Científicos: Energia Elétrica E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Energia Elétrica e Meio Ambiente

A descoberta e universalização do uso da energia elétrica foram responsáveis pelo maior desenvolvimento da humanidade. Com o tempo essa energia se tornou imprescindível, tanto nas tarefas cotidianas domésticas como em comércios e grandes indústrias.

No entanto, antes de chegar aos pontos de consumo, a energia elétrica passa por um longo caminho, onde o maior afetado é o meio ambiente. Os impactos ambientais causados pelo consumo de energia elétrica estão ligados à forma como a energia é produzida, transmitida, distribuída e utilizada. A construção e operação de usinas hidrelétricas, por exemplo, interfere drasticamente no meio ambiente devido ao represamento de grandes volumes de água, que provocam inundações em imensas áreas. Também alteram o fluxo natural das águas de rios e seus sedimentos, destroem espécies vegetais, prejudicam a fauna e comunidades ribeirinhas. As inundações das florestas fazem com que a vegetação encoberta entre em decomposição, alterando a biodiversidade e provocando a formação e liberação de metano, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e pela rarefação da camada de ozônio.

Já as termelétricas geralmente são instaladas próximas a leitos de rios ou mar, pois a água é utilizada no processo de condensação do vapor. Isto acarreta na elevação da temperatura da água onde as termelétricas são instaladas, pois esta é devolvida mais quente, o que pode comprometer a fauna e a flora da região, além de aumentar também a temperatura média local. Além disso, geram energia a partir da queima de combustíveis, e são vorazes consumidoras de diesel ou carvão, e importantes fontes de gás carbônico e óxidos de nitrogênio e de enxofre, poluentes que acentuam o efeito estufa e acarretam chuvas ácidas. O aumento da demanda por energia elétrica tem criado a necessidade da construção de mais usinas geradoras de energia, independente da sua fonte.

As formas mais conhecidas de geração de energia limpa são a eólica, dos ventos e solar. Mas ainda não têm a mesma produtividade das anteriores. Portanto temos que economizar até que as fontes renováveis e limpas sejam mais eficientes e substituam as mais poluentes e baratas.

Economizar energia é muito importante, porque é muito caro e danoso para o meio ambiente gerar energia da forma que fazemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com