TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Energia E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Com a modernização da humanidade houve a necessidade de maior produção de energia, consequentemente maior utilização de recursos do meio ambiente.

Atualmente, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), as maiores fontes de energia no país são: Petróleo e derivados, derivados da cana de açúcar, hidráulica e eletricidade, gás natural, entre outros.

Conforme gráfico abaixo, podemos ver ainda que a Matriz Energética Brasileira comparada com os números internacionais é bastante limpa, sendo 43,1% da oferta total de energia renováveis.

O Planejamento Energético de um país deve levar em conta a necessidade do mesmo estar próximo das fontes de energia e de ser inovador, porém a produção de petróleo no pré-sal é uma das maiores oportunidades da economia brasileira, deste modo embora o tema da eficiência energética e a questão da sustentabilidade impactem o consumo, certamente as políticas de inclusão social e de redução da desigualdade levarão à necessidade de se ampliar a disponibilidade de energia internamente.

De acordo com a MME (Ministério de Minas e Energia), nesse caso o petróleo disponível será tratado como commodities internacionais e como consequência, os derivados teriam preços semelhantes aos praticados no mercado internacional, o que levaria a matriz energética brasileira manter-se limpa e as energias renováveis com um papel cada vez mais importante no mundo desenvolvido. Se, no entanto, os preços dos combustíveis praticados internamente estiverem dissociados dos preços internacionais, sendo definida uma margem pelo Governo, o quadro será completamente diferente, havendo um aumento relevante do consumo dos derivados de petróleo, tirando assim o espaço das energias renováveis.

No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil, ou seja, a matriz mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis. Por serem de origem fóssil, esses combustíveis irão se esgotar na natureza – conforme a AIE, caso não se reduza a média de consumo registrada nas últimas décadas, as reservas mundiais de petróleo e gás natural devem se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.

Após o impacto do aquecimento global, a mudança energética começou ser discutida e fontes alternativas começaram ser desenvolvidas e implantadas.

Classificamos as fontes de energia como:

• Fontes renováveis: Recurso que não é limitado, não descartando impactos ao ambiente. Destacamos nesta categoria os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica, etc.

• Fontes não renováveis: Recurso natural que pode acabar, esgotando-se em pequeno ou longo prazo; geralmente produzem gases poluentes. Principais exemplos: petróleo, carvão, urânio, etc.

Ainda podemos definir as fontes energéticas em primárias, que são encontradas diretamente na natureza, como os combustíveis fósseis, água, vento, etc, ou fontes secundárias, obtidas a partir das fontes primárias, exemplo: gasolina.

No decorrer dos séculos, as Revoluções Industriais promoveram alterações no modo de produção e consumo da sociedade, deste modo a geração e distribuição de energia tonaram-se essenciais para a obtenção de resultados satisfatórios no setor industrial, pois o trabalho executado pelas máquinas depende de energia, portanto esse processo aumentou a utilização de combustíveis, especialmente de origem fóssil.

Podemos definir combustíveis fósseis como substâncias de origem mineral, formadas pelos compostos de carbono e originadas pela decomposição de resíduos orgânicos (depósitos fósseis, florestas soterradas, etc.), que ficam submetidas a condições com pouco oxigênio, pressão da terra e elevadas temperaturas; o processo leva milhões de anos, por isso consideram-se recursos naturais não renováveis.

Após serem processados adequadamente para determinada utilização, essas fontes energéticas podem ser empregadas na produção de combustíveis (gasolina e diesel), lubrificantes, energia elétrica, aquecimento de caldeiras e fornos, entre outros, sendo mais utilizados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos, seus três grandes tipos são o carvão, petróleo e o gás natural; devido suas várias vantagens seu consumo ainda é muito elevado.

Apesar da sua conveniência, os combustíveis fósseis são extremamente poluentes e a sua utilização desordenada contribui para o aquecimento global, desencadeia chuvas ácidas, emite gases que poluem a atmosfera e contaminam os recursos hídricos. A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica, logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa também; além disso, os gases poluentes, substâncias tóxicas e partículas sólidas resultantes da queima destes combustíveis são altamente prejudiciais à saúde.

Maiores combustíveis fósseis:

• Carvão

Consiste em uma substância semelhante a uma pedra e de aparência preta e rígida. Em sua composição encontra-se carbono, hidrogênio, oxigênio e enxofre. Por meio da exploração mineira são extraídas as principais variedades de carvão mineral (linhito, antracito e hulha). Dentre os três maiores combustíveis, o carvão é o recurso mais abundante e também o mais poluente, pois produz 1,37 vezes mais dióxido de carbono do que petróleo, para igual conteúdo energético, emitindo quantidades significativas de óxido de nitrogênio, óxido de enxofre e cinzas. Supre ainda cerca de 24% das necessidades primárias de energia mundial.

• Petróleo

Formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, encontra-se em rochas porosas em conjunto com o gás natural e à água, sendo estes locais designados jazidas de petróleo. Suas reservas mundiais limitam-se a alguns poucos locais em determinados países, em sua maioria localizados no hemisfério sul, já seu consumo está na maioria, em países da América do Norte. Seu emprego na vida moderna é bastante diverso, indo de material combustível de automóveis, aviões e navios, aquecimento de casas e prédios, e ainda matéria-prima para plásticos, produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com