TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng Segurança do Trabalho

Por:   •  12/12/2018  •  Dissertação  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

  Em que consiste e para que serve Chemical Abstracts Service, número CAS, bem como explique a diferença entre CAS e FISQP?

    O número CAS de um composto químico é um número com um registro único no banco de dados do Chemical Abstracts Service, o objetivo é facilitar as pesquisas no banco de dados, visto que, muitas vezes, os produtos químicos têm sinônimos além de descrição em diversas línguas, através do número CAS a identificação dos produtos químicos é mais eficiente. Os números são atribuídos cronologicamente e não têm significação particular. A FISPQ que é a ficha de informação de segurança do produto químico, fornece informações essenciais sobre o uso seguro e descarte, é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos, fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente  transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência onde também consta o número CAS.

 

 As principais vias de exposição a agentes químicos, são e em que consistem?

 As principais vias de absorção dos agentes são as vias respiratórias, cutâneas e digestivas. A via respiratória é a mais frequente acontece quando respiramos ar contaminado. O ar entra em nosso nariz trazendo com ele as substâncias químicas presentes no ambiente.  Alguns penetram através da pele, via cutânea, quando o agente agressivo entra no organismo pela pele. É frequente ocorrer esse tipo de penetração através dos poros.  A via digestiva ocorre em casos acidentais, quando ingerimos alimentos contaminados, ou mesmo por causa de mãos sujas/contaminas. Por isso, é sempre recomendado que o trabalhador nunca se alimente em ambientes com manuseio ou presença de produtos químicos.

Acordo de Reconhecimento Mútuo Inmetro Acreditação (atividade laboratórios) Saudações. Comente a respeito

O acordo de reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação de laboratórios é uma das formas mais efetivas de facilitar a eliminação da necessidade de reensaio de materiais e produtos nos países importadores, problema identificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O reconhecimento da competência técnica ajuda a reduzir os custos dos fabricantes e exportadores que utilizam serviços de laboratórios acreditados, reduzindo ou eliminando a necessidade de realizar ensaios em outros países. A acreditação também elimina muitos custos embutidos associados à construção de credibilidade no mercado e sua constante manutenção, que visam a promover aumento da confiança dos clientes na competência e na integridade quando são utilizados laboratórios acreditados. Os resultados emitidos por esses laboratórios são aceitos e reconhecidos pelos demais organismos de acreditação signatários.  

Os acordos entre organismos de acreditação para reconhecimento mútuo e aceitação de resultados de avaliação da conformidade são gerenciados por cooperações regionais e internacionais. A International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) é a organizacional internacional estabelecida como uma cooperação formal entre organismos de acreditação de laboratórios cujo papel principal é o desenvolvimento e a manutenção de políticas que visam intensificar o reconhecimento universal dos organismos. A Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC) é a cooperação que reúne os organismos de acreditação de laboratórios e de organismos de certificação e inspeção de países das Américas.  A European co-operation for Accreditation (EA) é a cooperação para acreditação de laboratórios e organismos de certificação e inspeção que envolve os países membros da Comunidade Européia.

A acreditação de laboratórios é concedida após uma verificação da competência técnica da equipe do laboratório bem como a avaliação de todas as operações relacionadas com a realização das atividades de calibração e de ensaio como, também, uma avaliação do sistema de gestão. As não-conformidades são identificadas e discutidas pelo Organismo de Acreditação que acompanha as ações corretivas tomadas pelo laboratório visando assegurar que estão sendo tomadas as ações apropriadas.  

O que distingue a vigilância médica, ambiental e biológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com