TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharai de materiais Materiais

Por:   •  25/5/2017  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO 1 - LINGUAGEM, CONHECIMENTO, LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO

O mais importante dos meios de comunicação utilizados pelo ser humano é a língua que ele fala. O que se deseja expressar traduz-se basicamente por meio das palavras.

A eficiência da comunicação verbal depende das vivências e da experiência de cada um, seja ele emissor ou receptor das mensagens.

Já se vê como é importante saber das coisas, para garantir uma comunicação eficaz.

As pessoas só podem comunicar aos outros aquilo que conhecem. Quanto mais você amplia seus conhecimentos, quanto mais você domina as múltiplas interpretações da realidade da vida, maior é a sua capacidade de comunicação.

Não é só quem não se comunica se complica: quem não tem o que comunicar também costuma se dar mal.

A comunicação eficiente está ligada ainda ao conhecimento, pelo emissor e pelo receptor, do código em que a mensagem está sendo transmitida.

Sempre que uma pessoa se dirige a outra, oralmente ou por escrito, tem uma intenção: fazer com que o outro tome conhecimento de algo.

Fazer isso constitui um ato de linguagem, também chamado de ato de fala ou ato de enunciação.

Ato significa o que se fez ou se está fazendo.

Enunciar é, por meio das palavras de uma língua, exprimir com clareza o que se deseja comunicar: é fazer, desse modo, com que os outros saibam aquilo que quem fala ou escreve conhece.

O que se enuncia, o resultado do ato de enunciar, é o enunciado.

O enunciado, portanto, traduz o que as pessoas têm a comunicar, por intermédio das palavras de uma língua. Nesse sentido, constitui-se de uma palavra ou de uma sequência verbal portadoras de sentido completo e consideradas numa situação de fala ou discurso. E envolve, portanto, interlocutores.

 

  1. ENUNCIADO, DISCURSO, TEXTO, COMPETÊNCIAS

Um discurso, nos espaços da enunciação, é um enunciado ou um conjunto de enunciados ditos ou escritos por alguém na direção de um destinatário.

Uma sequência de enunciados marcada pelo encadeamento de sentido entre eles, vale dizer, pela coerência, constitui um texto.

O discurso quando produzido, manifesta-se assim, linguisticamente por meio de enunciados e textos.

Todo ser humano desenvolve, ao longo de sua existência, uma aptidão para traduzir e interpretar enunciados. É a chamada competência comunicativa que é adquirida no curso da vida comunitária. Essa aptidão por si só não é bastante para assegurar a nossa participação numa atividade verbal. Para tanto, ela envolve, de um lado, um número considerável de conhecimentos sobre o mundo; de outro, o domínio da língua. Vale dizer: cumpre desenvolver uma competência lingüística, termos utilizados por Dominique Mainguenau, que afirma que “são três as grandes instâncias que intervêm na atividade verbal, na sua dupla dimensão de produção e interpretação de enunciados: conhecimento do mundo, domínio da língua,aptidão para inscrever-se no mundo através da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com