TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Integrada por Computador

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema CAD

Na indústria tem tido o desenho técnico como integrante para a sua concepção, como organizar a produção, pois tem a ligação entre projetos e produção.

O desenho em si preparado com alguns padrões predeterminados faz que a informação seja comunicada que o restante da fábrica, assim proporcionando uma confecção como produto idealizado, com bastante rapidez. Com esse motivo a cada dia aumenta o número de profissionais que procuram utilizar o sistema CAD para ferramenta de trabalho. Mas podemos notar que essas pessoas apenas utilizam para desenho, sendo que ele abrange alguns outros fatores importantes como, manipulação, conceber projetos em 3 D, mudando totalmente a visão de um projeto.

• 2D – Rápida formação de utilizadores.

• 3D – Em alguns casos, a utilização do modelo 3D é imprescindível, como, por exemplo, na aplicação de análises por elementos finitos para verificação de tensões, escoamento, temperatura.

Vantagens

• Aumentar a capacidade do projetista/engenheiro.

• Melhorar a qualidade do projeto.

• Melhorar a qualidade de comunicação.

• Criar banco de dados para Manufatura.

Desvantagens

• Em geral envolve mais questões de custos e maquinas especial, com softwares avançados.

Sistema CAM

Podemos defini-lo como auxilio via computador para a preparação de manufatura, assim representando algumas tecnologias com o uso na produção: CNC (Comando Numérico Computorizado), CLP (Controle Lógico Programável), coletores de dados (DNC).

São normalmente usadas para calcular o caminho da ferramenta, através de geometrias. Uma outra opção é a simulação do programa. Com essas opções você consegue um bom resultado, pois o seu cálculo é bem determinado.

Vantagens

• A sua vantagem é que com o programa que os auxiliam pelo computador não tem a necessidade de fazer cálculos da trajetória, fazendo sua transferência para recursos computacionais.

Desvantagens

• A programação direta na máquina e a programação manual, apresentam o inconveniente de não serem produtivas, pois gasta-se muito tempo no cálculo da trajetória da ferramenta.

Sistema CAE

Um software de CAE é usado para a simulação do comportamento da peça na situação real de operação. Assim, no caso de uma peça mecânica são calculadas as tensões mecânicas, deslocamentos (como no exemplo da batedeira citado na introdução deste artigo), distribuição de temperaturas, fluxo de calor na peça, Existem CAE especialistas na simulação do funcionamento de um circuito elétrico, por exemplo, ou seja, sabendo-se o sinal de entrada pode- se determinar o sinal de resposta gerado pelo circuito, assim como sabendo-se as forças que atuam numa estrutura podemos calcular os seus deslocamentos. O principal objetivo do CAE é reduzir o tempo e custo de desenvolvimento do produto aumentando a sua qualidade. Se o CAE é capaz de simular o comportamento real do produto, este permite ao engenheiro avaliar com precisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com