TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia do Produto Busca Incansável por Novas Tecnologias

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia com o aumento da população e a busca incansável por novas tecnologias, nota-se que o mundo esta se transformando, mas alguns conceitos imperam até os dias de hoje, como por exemplo, a lubrificação, pois o sistema de lubrificação garante com as peças e componentes trabalhem melhor, de forma mais eficiente.

As maquinas de hoje, já trabalham com alguns componentes sem lubrificação, ou seja, seu projeto já foi feito com algum material próprio que não necessita de lubrificação. Mas a lubrificação é um assunto ainda muito discutido, pois alguns projetistas optam por utilizar sistemas onde a lubrificação é um ponto chave para a eficiência do projeto, outros já não dão tanto bola para a lubrificação, deixando ela para um segundo plano, tornando a lubrificação um dos pontos mais críticos do projeto.

Segundo Collins (2004, p. 345) “o lubrificante é qualquer substancia que vise separar as superfícies deslizantes, reduzir o atrito e o desgaste, remover o calor gerado por atrito, acentuar a operação suave e fornecer uma vida operacional aceitável para mancais, engrenagens, cames ou outros elementos de maquinas deslizantes. A maioria dos lubrificantes é liquida (p. ex.: óleos minerais à base de petróleo), mas podem ser sólidos ou gasosos”.

Na área mecânica, quando acontece um deslocamento de duas peças entre si, mesmo com suas superfícies bem polidas, elas sempre apresentarão reentrâncias e saliências, tendo a possibilidade de ocorrer um atrito entre elas, pode causar diversos problemas como, por exemplo, desgaste excessivo e aumento de temperatura. Para evitar este tipo de problema é utilizado lubrificantes que reduzem atrito e formam uma superfície que conduz calor, protegem a maquina de corrosão e aumenta a vida útil das peças.

Para Collins (2004, p. 341) “a lubrificação inclui o suprimento de uma quantidade suficiente de lubrificante limpo, não-contaminado para a interface de deslizamento com o objetivo de separar duas superfícies de atrito o suficiente para que não haja contato entre as asperezas durante a operação”.

Devido a uma pesquisa e analise feita em alguns equipamento e peças mecânicas do qual utilizam uma lubrificação, nota-se que um dos principais motivos de falhas mecânicas são provenientes da lubrificação, os eixos de cames são peças do qual tem um desgaste no trabalho que ele exerce mantendo contato com as válvulas de admissão e escape, não são bem lubrificados, eles recebem uma lubrificação forçada da bomba de óleo, pois se fossem bem lubrificados não teriam tantos problemas.

  1. PROBLEMA

A necessidade de reduzir falhas nos levou ao desenvolvimento deste projeto, tem como finalidade a melhoria de um sistema de lubrificação de um eixo de cames de um motor, visando uma redução de falhas que ocorrem em alguns eixos pelo atrito que levam a um desgaste excessivo, aumento de temperaturas.

Como projetar sistema de lubrificação para Eixo de Cames?

  1. OBJETIVOS

3.1- Objetivo Geral

Projetar um sistema de lubrificação para eixo de cames de um motor, afim de reduzir falhas devido ao desgaste excessivo ocasionado pelo atrito de partes móveis, garantindo um bom funcionamento das maquinas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com