TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DO PRODUTO

Artigo: ENGENHARIA DO PRODUTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  3.852 Palavras (16 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO 4

II – ETAPA 1 5

II.1. – PASSO 1 5

II.1.a – IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PRODUTOS COMO VANTAGEM ESTRATÉGICA E COMPETITIVA 5

II.1.b – GESTÃO DA INOVAÇÃO 5

II.1.c – ENGENHARIA REVERSA 6

II.1.d – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA NOVAS EMPRESAS 6

II.1.e – CICLO DE VIDA DO PRODUTO 6

III – PASSO 2 8

III.1.a – PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO DE PRODUTOS 8

III.1.b – FASES DO PDP (PROJETO INTERNACIONAL, PROJETO CONCEITUAL E PROJETO DETALHADO). 10

IV – PASSO 3 12

IV.1.a – INPORTÂMCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS 12

IV.1.b – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTOS 12

IV.1.c – DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS FASES DO PROCESSO DE DESENVIMENTO DE PRODUTO 13

V – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

I – INTRODUÇÃO

A busca pelo constante desenvolvimento tecnológico, proveniente da globalização, e o conseqüente aumento da competitividade internacional têm exigido das empresas requisitos de qualidade, custo e tempo no fornecimento de seus produtos, para mantê-las competitivas no mercado mundial. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos assume importância fundamental para a competitividade das indústrias no mercado. O estudo mostra que as empresas que inovam e diferenciam em seus produtos, porém, para uma empresa ser competitiva no mercado, é necessário que seus profissionais obtenham conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de produtos. Nesse intuito, o desafio do grupo nesta ATPS consiste em pesquisar, analisar e sintetizar aspectos referentes ao projeto de produtos, envolvendo temas como o processo de desenvolvimento de produtos, o ciclo de vida dos produtos, noções de qualidade em produto, concepção de produtos, gestão de projetos, delineamento de experimentos, dentre outros.

II – ETAPA 1

II.1 – PASSO 1

II.1.a – IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PRODUTOS COMO VANTAGEM ESTRATÉGICA E COMPETITIVA;

Numa realidade em que o ciclo de vida dos produtos é cada vez mais reduzido, a capacidade para substituir com freqüência os produtos/serviços existentes por novas e melhores versões é cada vez mais importante. Deste modo, e pelo fato de o mercado estar em constante alteração, o desenvolvimento de novos produtos e a inovação são capacidades fundamentais das empresas. Saber aproveitar e explorar as constantes alterações do quotidiano é uma mais-valia para que a inovação ocorra, as mudanças socioeconômicas criam oportunidades e constrangimentos, a legislação pode abrir novos caminhos e fechar outros (como por exemplo, no aumento da procura para produtos ‘amigos do ambiente’), a tecnologia muda constantemente e constitui uma fonte inesgotável de criação de novos processos, produtos e serviços.

Estas questões são particularmente importantes porque a concorrência tende a introduzir novos produtos e reposicionar-se no mercado de forma cada vez mais célere, o que representa uma ameaça cada vez maior para as quotas de mercado existentes e para as empresas estabelecidas. Por todas estas razões, e independentemente do setor de atividade, da tecnologia utilizada ou das condições socioeconômicas e de mercado dominantes, a chave para criar e manter uma vantagem competitiva sistemática consiste em inovar também de forma sistemática. A vida da maior parte das empresas não é geralmente muito longa. Para se manterem no topo ou, nas novas empresas, para que cheguem ao topo, é necessário fazer diferente e melhor do que a concorrência, ou seja, é necessário inovar.

II.1.b – GESTÃO DA INOVAÇÃO;

Para qualquer realidade que se queira definir ou caracterizar, existem sempre inúmeras formas de descrevê-la, havendo deste modo diversos conceitos que poderão ser referenciados. E numa primeira abordagem, inovação sendo uma palavra atual e que é empregada freqüentemente quando se fala de sucesso, pode afirmar-se que inovar é uma prática essencial para o crescimento e desenvolvimento econômico e social de uma empresa, de uma região ou de um país. Primeiro refere-se às inovações incrementais, pequenas transformações num produto ou num serviço geralmente com o objetivo de o diferenciar da concorrência, segundo diz respeito a processos organizacionais ou modelos de negócio, ou seja, formas distintas de produzir, distribuir ou vender um produto ou um serviço.

II.1.c – ENGENHARIA REVERSA;

A Engenharia reversa, muito utilizada por grandes empresas, um processo de análise em um sistema existente, para a reprodução ou aperfeiçoamento de produtos, sistemas integrados ou processos identificando de um ponto forte de determinado produto, trabalhando os pontos que são fracos para reduzir custo e melhorar a qualidade e conseguindo ter beneficios maiores, ter ali como identificar aquilo que é importante na ótica do consumidor, oque o consumidor valoriza no produto e apartir dali evoluir.

II.1.d – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA NOVAS EMPRESAS;

O mercado é constituído por empresas e/ou pessoas que oferecem bens e serviços e, também, por empresas e/ou pessoas que desejam consumir estes bens e serviços, é preciso obter o maior número de informações possíveis para conhecer o perfil do seu futuro cliente. Procurar descobrir qual motivo levaria seu futuro cliente a procurar pelo seu bem ou serviço, também é muito importante considerar sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com