TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Tração Constante elástica

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio de Tração

Para realizar o ensaio de tração é necessário exporum material a uma força de tração ou pode ser chamada de força de tensão, que tende a puxar o corpo e alonga-lo até a sua quebra.

O ideal seria tracionar cada uma das propriedades mecânicas, porém como não é possível que isso aconteça é utilizado o corpo de prova, que é padronizado por normas nacionais e internacionais.

Imagem 1: Corpo de prova com secção circular/ retangular.

Para realizar o ensaio, o corpo de prova é submetido a forças na máquina de tração, o objetivo do ensaio de tração é fornecer informações sobre o quanto o material é capaz de suportar esforços aplicado a uma estrutura.

A máquina deve ter:

• Extenssometro (é utilizado para medir a deformação)

• Capacidade para prender o corpo de prova

• Aplicar força para que haja deformação

Corpo de prova

O corpo de prova é feito por cabeça e parte útil formadas por concordância, na maioria dos casos a secção reta é circular, enquanto é realizado os ensaios a deformação fica localizada na região central, mais estreitado corpo de prova, o diâmetro padrão é aproximadamente 12,3 mm, e a parte a ser reduzida deve ser no mínimo quatro vezes esse diâmetro e é onde ocorre a ruptura e será feita diversas especificações. A cabeça são parte estremas fixado pelas extremidades na máquina de teste.

A máquina de tração alonga o corpo a uma taxa constante, que mede continuamente a carga aplicada e os alongamentos dos resultados, que é com o auxílio de extensômetros.

Ao realizar o ensaio ode tração a máquina fornece um gráfico que mostra as relações entre a força aplicada e as deformações que ocorreram durante o ciclo.

Em alguns casos não é possível retirar o corpo de prova do material, e é feito o experimento em toda a secção, como acontece com tubos de diâmetro pequeno. Quando acontece isto o mesmo é colocado no tubo e em um madril na parte interna, e é fixado garras.

Imagem 2: Tubo de Diâmetro pequeno

O Primeiro a passar a idéia de como trabalhar com a tração foi Robert Hooke, que trabalhava com molas analisando a força e a deformação proporcional aplicada a força.

Curva tensão/deformação

A curva tensão/deformação no ensaio de tração registrado é por medições da força F aplicada a variação de tamanho sofrido pelo corpo de prova na realização do ensaio.

Onde a tensão é representada por:

• Megapascal:(Mpa)

• Newton por milímetro quadrado:( N/mm²)

• Quilograma por milímetro quadrado: (Kg/mm²)

O cálculo é feito por:

σ Tensão, é a força F sobre a seção transversal iniciada SO

Alongamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com