TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Tração com duas amostras

Por:   •  2/12/2015  •  Ensaio  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Tecnologia Arthur de Azevedo Mogi Mirim

29/09/2015

Ensaio de Tração com Amostra de Corpo Cilíndrico  e Chapa

Tecnologia em Estampagem I

MSc. Eliandro Rezende da Silva

Bili Gregori Tesserolli – R.A 141902

Bili Gregori Tesserolli

Ensaio de Tração com Amostra de Corpo Cilíndrico  e Chapa

Relatório técnico apresentado para a disciplina de Tecnologia em Estampagem I para a Faculdade de Tecnologia Arthur de Azevedo do Estado de São Paulo.

MSc Eliandro Rezende da Silva

Sumário

1 – Introdução        

        

        

4 – Conclusão        

Bibliografia        


Figura 1 - Ensaio de tração corpo cilíndrico        

Figura 2 - Corpo de prova cilíndrico após o ensaio        

Figura 3 - Corpo de Prova de Chapa, comparação entre amostra submetida a ensaio e amostra não submetida ao ensaio.        

Figura 4 - Corpo de prova de chapa logo após o ensaio de tração.        


1 – Introdução

O grande desafio da indústria é encontrar as características ideais de um determinado material para determinada aplicação. Para isso, existem inúmeros testes que podem avaliar o quanto o material suporta e resiste de um determinado tipo de força, exposição ao calor, exposição a um componente químico, condições climáticas, carga, entre outros tipos de ações que venham a serem exercidas sobre o mesmo.

O ensaio de tração é de simples conceito e é utilizado a fim de encontrar informações básicas sobre o material, como seu limite de elasticidade (escoamento), sua resistência à tração e por fim seu limite de ruptura. O corpo de prova do material é fixado em uma base e puxado por uma garra em vertical (eixo Y), a fim de aplicar uma força contrária, alongando o material. A análise é realizada por um computador, que gera graficamente a ação da força sobre o material. O ensaio é medido em tempo real e verificado cada instante a reação da força numa curva tensão/deformação, para encontrar o ponto em que deixa de ser elástico e passa a ser plástico, e em que momento deixa de ser plástico até sua ruptura.

Para o relatório a seguir, foram realizados alguns ensaios de tração com corpos de prova cilíndricos e de chapa de aço SAE 1010 e SAE 1020, a fim de comparar os ensaios e seus valores. Em suma, será analisado a ação das forças sobre os materiais e análise dos erros obtidos em cada ensaio, relatando o que houve em cada etapa dos ensaios.

2 – Materiais & Métodos

2.1 – Corpo de Prova Cilíndrico

Inicialmente foi utilizado o corpo de prova cilíndrico ao ensaio de tração, através da máquina Arotectimegroup, que está acoplada a um computador que dispõe do software Winwowb que possibilitada obtenção de resultados, tal como seu formato gráfico. O corpo possuía as seguintes medidas:

  • Ø inicial = 9,5 mm;
  • Comprimento inicial = 60 mm;
  • SAE 1010;

[pic 1][pic 2]

Com o computador ligado e login do software efetuado, foi especificado a célula de carga utilizada de 29,6 kN. A peça foi presa nas garras da máquina de ensaio, foram zerados os parâmetros e salvos antes de inciar o ensaio.

Depois disso uma série de dados a respeito do tipo de ensaio, material, dimensão, velocidade, diâmetro foram especificados nos Steps (1 a 5) do Testing Program. Não foi utilizado o extensômetro para a realização deste ensaio.

Em seguida, deu-se início ao ensaio, após o pressionamento do botão/opção “clear” e “run” que pôde ser observado perante a tela do computador.

[pic 3]

Figura 2 - Corpo de prova cilíndrico após o ensaio

2.2 – Corpo de Prova de Chapa

Após a realização do ensaio no corpo de prova cilíndrico, foi iniciado o ensaio no corpo de prova de chapa. Este corpo possuía as seguintes características:

  • Espessura incial = 2 mm;
  • Altura = 20,1 mm;
  • Comprimento inicial = 120 mm;
  • SAE 1020;

Ao iniciar o ensaio, houveram problemas em manter a garra fixada no corpo de prova, fazendo com que o mesmo escorregasse duas vezes de modo que não era possível medir a curva tensão x deformação. Foi trocada a garra que estava na máquina por uma adequada para o corpo de prova e reiniciado o teste.

[pic 4]

Figura 3 - Corpo de Prova de Chapa, comparação entre amostra submetida a ensaio e amostra não submetida ao ensaio.

         

[pic 5]

Figura 4 - Corpo de prova de chapa logo após o ensaio de tração.


3 – Resultados & Discussões

3.1 – Corpo de Prova Cilíndrico

É obtido via a análise gráfica os pontos de maiores importância em um ensaio de tração, tais como a força máxima para que o material saia do comportamento elástico e entre no regime plástico (Tensão no limite de escoamento), tensão de limite a resistência a tração, este ponto é onde o material sofre a maior força possível, após esse ponto o material tem uma velocidade de estricção grande, já que sua área transversal diminui rapidamente elevando sua tensão de tração, até a tensão de fratura.

No experimento os eixos de analise são o de força instantânea (eixo da ordenada) e alongamento em mm (eixo das abscissas), por isso já especifica uma situação real do que acontece com o material, ao ser submetido a uma força F, a tabela a seguir mostra os resultados obtidos no primeiro ensaio (com corpo de prova cilíndrico):

Data::2015-09-29 21:25:29        Material::1010 (Nothing)         Velocidade Ensaio::10 mm/min     

Diametro::9.5 mm                 Dist. Inicial::60 mm             

  Remarks:RELATóRIO DE ENSAIO "FATEC MOGI MIRIM"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (561.1 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com