TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Tração em Material Metálico

Por:   •  5/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução        

Gráfico tensão – deformação        

Equipamento        

Procedimento        

Dados obtidos        

Conclusão        

Referências        

Introdução

O ensaio de tração é um dos métodos mais comuns de ensaios mecânicos destrutivos, neste ensaio o corpo de prova sofre uma tensão que tende a alongá-lo ou estica-lo até que ocorra a fratura. Com esse tipo de ensaio, pode – se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em toda a sua extensão. As variações sofridas geram uma curva no gráfico tensão-deformação (figura 1) que dá informações importantes para o engenheiro, como: tensão máxima de tração, tensão de escoamento, tensão de ruptura, região de encruamento, módulo Young[1] e região de “estricção”.

Tal ensaio mostra – se muito importante na engenharia devido a informações que são fornecidas. Mediante esses dados, os materiais a serem utilizados podem ser escolhidos de forma mais segura, evitando assim possíveis acidentes estruturais. É possível que o material escolhido sofra além do que foi ensaiado em laboratório, no entanto, as projeções feitas para a escolha do material é adequada de acordo com o fator de segurança.

Às vezes a negligência fala mais alto, o interesse em economizar transpassa a barreira da segurança e alguns acidentes acontecem. Rompimentos de cabos de elevadores ou de guindastes, estruturas de pontes rolantes caem, etc. colocando assim vida de milhares pessoas diariamente em risco. Este ensaio é considerado um dos mais importantes, pois ele pode ser feito antes da construção ou confecção de algum maquinário ou algo do tipo garantindo assim a integridade física das pessoas e a segurança do local de trabalho.

Gráfico tensão – deformação

[pic 1]

Figura 1 - Gráfico tensão-deformação                                        Fonte: Internet

O gráfico acima nos mostra as informações que teremos após o ensaio de tração. É claro que alguns pontos variam de material para material. Saber analisar o gráfico é importante para que não aja erro na escolha do material a ser utilizado.

Equipamento

No geral, os equipamentos de ensaio de tração nos fornecem o mesmo resultado, salvo algumas empresas que possuem softwares um pouco mais detalhados.

[pic 2][pic 3]

Procedimento

Tivemos orientação sobre o ensaio de tração pelo professor Rosley Furtado. O procedimento é bem simples, uma vez que era só é necessário fixar o corpo de prova no local previsto (figura 4 e 5) e o software faz todo o resto em conjunto com o maquinário que era hidráulico.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Após a fixação do material, a máquina entrou em ação e começou a alongar o material fixado. Em alguns minutos depois o material alongou, entrou em regime plástico e rompeu. Abaixo temos a imagem do material no seu processo final do ensaio.

Dados obtidos

Comp. Inicial

Comp. Final

Seção

Força Escoamento

Força Máxima

Tensão de Escoamento

Tensão Máxima

Alog. Ruptura

100 mm

120 mm

78,54 mm2

28531,05 N

37640,72 N

363,27 Mpa

479,26 Mpa

20 %

O corpo de prova apresentou as seguintes características que foram citadas acima. Baseando – se nessas informações é possível decidirmos em quais circunstâncias esse material pode ser usado. No caso dos dados obtidos foram de um aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com