TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendimento sobre o Scrum

Artigo: Entendimento sobre o Scrum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Entendimento sobre o SCRUM

Existem muitas dúvidas sobre o Scrum, se o mesmo é uma metodologia de desenvolvimento ou um simples framework, como cita a própria Scrum Alliance, entidade global que oferece a certificação no Scrum.

Tendo em vista que uma das definições de framework cita que deve definir conceitos e orientações para a execução de um determinado procedimento e que metodologia segue esta mesma linha, podemos definir que o Scrum é uma metodologia ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor do negócio, que na maioria das vezes é o software propriamente dito, para o cliente, no menor tempo possível.

Uma característica muito importante é que o Scrum estimula o contato com o cliente, pois ele participa ativamente do processo de desenvolvimento do software, inclusive recebendo atribuições e responsabilidades como definição e ajustes das funcionalidades do produto, cronogramas de datas, além de receber de tempos em tempos, um conjunto de funcionalidades já desenvolvidas, onde ele pode verificar se o que foi requisitado está sendo atendido e apontar o que pode ser aperfeiçoado.

Além dessas características, podemos citar outras, como:

- Equipes que se auto organizam;

- O produto evolui em uma série de reuniões mensais (Sprints);

- Reuniões frequentes com os stakeholders para monitorar o progresso;

- É uma forma de aumentar a comunicação e maximizar a cooperação;

- Detecta e remove qualquer impedimento que atrapalhe o desenvolvimento de um produto;

- É escalável, desde projetos pequenos até projetos maiores dentro de uma instituição;

- Não há pratica de engenharia prescrita, pois o Scrum se adequa a maioria que existem atualmente;

- É um processo que controla o caos resultante de necessidades e interesses conflitantes;

- Reuniões diárias, onde cada membro da equipe fala do progresso que atingiu e do trabalho a ser feito.

Para um melhor entendimento do funcionamento da metodologia Scrum, sefaz necessário entender alguns conceitos. O Scrum se baseia na ideia de um período constante leva a um melhor ritmo de trabalho, logo um projeto realizado com o Scrum progride em uma série de Sprint’s, que é um período que dura entre 1 semana e 30 dias, onde se desenvolve e executa os conceitos da metodologia Scrum. Este período não pode ser negociável, mesmo que ao término não tenham sido executadas as tarefas.

Além disso, existem 3 partes principais no Scrum, sendo elas: Papéis, Artefatos e Atividades. 

Sprint

A Sprint é um pequeno ciclo que normalmente tem entre uma e duas semanas. Toda sprint é precedida de um planejamento onde podem ser usadas abordagens como planning poker ou outro tipo de planejamento. A ideia principal da sprint é ter um pequeno ciclo planejado e acompanhado por todos os envolvidos, inclusive pelo cliente, que gere software funcional ao seu fim.

Product Backlog

O Product Backlog é uma relação de requisitos elaborada com as informações de todas as funcionalidades desejadas para o sistema que será desenvolvido. O conteúdo deste documento é definido pelo Product Owner e não é constituído somente no inicio do projeto, cabendo tanto ao Product Owner quanto a Equipe realizar as alterações que se fizerem necessárias. A cada novo Sprint, as informações do documento são validadas novamente.

User Stories

Assim como o caso de uso está para o RUP, a User Story está para o Agile. O RUP é baseado em casos de uso, ou seja, ele usa o caso de uso como menor unidade de funcionalidade. O Agile usa a User Story para isso. A User Story é um conjunto de passos definido pelo Product Owner ou pelos seus especialistas de negócios. Desse artefatos, derivamos tasks que a implementam. Uma User Story só está completada quando todas as tasks, incluindo análise, desenho, desenvolvimento, teste e aceite estão completas.

Nada impede que em um modelo ágil de desenvolvimento, sejam criados inicialmente User Storys, e durante a Sprint, sejam criados também casos de uso convencionais. Como comentado anteriormente neste post, usar Agile não significa não usar RUP, e vice versa.

Planning Poker

É a forma de planejamento usada pelo Scrum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com