TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erosão Costeira fato ocorrido

Por:   •  7/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Fato ocorrido:

Fontes: 

  • http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/usp-lanca-propostas-para-conter-erosao-na-ponta-da-praia/?cHash=4e9c0e7346410c042d5d8b70ef8ad9e9
  •  
  • http://www.pgn9.com.br/wp/destaque/ressaca-prevista-para-hoje-sera-mais-fraca-mas-deve-alagar/ 

Santos está perdendo suas praias ao mesmo tempo que as ressacas e as ondas estão se tornando mais fortes e progressivas. Frequentemente ondas de tempestade conseguem atingir a Ponta da praia provocando grandes danos à urbanização e encurtando as faixas de areia na praia. Esse “ataque” de ondas é denominado como frontal que podem chegar ate de 4 metros de altura a uma velocidade alta.

Mas o que de fato esta ocorrendo: Desaparecimento da praia

O avanço da maré relacionado com sua alta velocidade, o processo de urbanização excessiva, a dragagem mal processada, a ressaca, a falta de sedimentos, todos esses fatos estão se acumulando ao longo do tempo e causando grandes problemas econômicos, geológicos, ambientais e causando principalmente o desaparecimento da praia.

  [pic 1][pic 2]

 

  • Urbanização excessiva:

 

[pic 3]

Desaparecimento da praia

[pic 4]

Faixa de areia tem dimunído na Ponta da Praia, próximo ao Aquário (Foto: Sérgio Furtado / Arquivo Pessoa 

Fonte: G1/Santos e região Tv Tribuna

[pic 5]

Formigueiro de santos.Fonte: Melhor de Santos/Paulo Freitas

O principal motivo da erosão é o processo de urbanização na área onde o contesto costeiro esta inserido, esse processo de urbanização esta relacionada a diversos fatores sendo eles: um processo de urbanização mais suave, que inclui a ocupação humana em diversas escalas, um processo de ocupação que envolva industrialização e ocupação humana massiva que é o caso de Santos. Quais desses fatores tem um peso maior é motivo de pesquisas históricas de como essa urbanização foi se instalando em uma determinada região.

A urbanização massiva é de fato um dos principais fatores para o desaparecimento das faixas de areia da praia o que causa grandes problemas para o estoque natural de sedimentos.

  • Ressacas:

 [pic 6]

Água invadiu a pista sentido Ponta da Praia da Av. Bartolomeu de Gusmão. Fonte: A Tribuna 

[pic 7]

Ressaca avança pela Ponta da Praia, em Santos.Fonte: Jornal A Tribuna

[pic 8]

Ressaca na ponta da praia.Fonte:Melhor de Santos/ Paulo Freitas

A presença da ressaca é um evento natural principalmente no sul e no sudeste.

O local estudado tinha uma praia com mais de 100m de largura na década de 50 e 60, hoje em dia não há mais que 50m. A presença de uma praia larga é o principal fator de contenção de um evento de ressaca, as ondas de tempestade de quando ocorre uma ressaca vao vindo com muita energia sendo dissipada na areia sem chegar na area propriamente urbanizada.

Hoje em dia quando essas ondas de tempestades com altas energias, conferida por fenômenos climáticos, se aproximam da praia, não há uma quantidade suficiente de areia para essa energia ser dissipada causando um avanço da maré apara areá urbanizada, ou seja, as ondas em um contato direto com a urbanização.

 

Esse processo esta relacionado também a dragagem da ponta da praia relacionadas com o porto de santos.

  • Dragagem:

[pic 9]

     

Elemento de dragagem(Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna) 

[pic 10]

Dragagem do canal do Porto, entre a Ponta da Praia e a Alemoa, está parada desde fevereiro passado/ Elemento de dragagem. (Fonte: A Tribuna)

A dragagem tende a conferir contornos mais retilíneos dentro do canal aonde ela é feita e a natureza não tem contornos retilíneos em ambientes arenosos, a tendência é que esses ambientes sejam atenuadas, e nesse processo de atenuação esta inserida a remobilização de sedimentos de áreas próximas, ou seja, é como se tivesse cavando um buraco na areia fina e úmida, e areia da região de entorno começa a desmoronar para dentro desse buraco buscando um processo de estabilização. É algo relativamente parecido no porto de santos com a região de praia da ponta da praia, onde areia dessa região acaba se remobilizando para o canal onde há a movimentação de sedimentos para esse ponto dragado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (918.1 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com