TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erp Sistema Integrado

Monografias: Erp Sistema Integrado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO – PRÉ PROJETO

1.1 Definição da Empresa e Justificativa

Foi definida, em agosto de 2010, em uma reunião de brainstorming entre amigos, a criação da empresa OPTIMMUS FIBRAS NATURAIS. Nessa reunião, foi destacada a preocupação para com sustentabilidade e conscientização para o meio ambiente. Foi decido a fundação de uma empresa que estivesse comprometida com a natureza e que, com sua criatividade, fosse capaz de fornecer produtos de qualidade e boa imagem perante aos consumidores.

1.2 Atividade a ser desenvolvida com idéia de produto ou serviço

A atividade a ser desenvolvida pela OPTIMMUS FIBRAS NATURAIS é o projeto, produção e venda móveis a partir da fibra de bananeira.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

2.1 Visão geral de sistemas de informação

Segundo Cautela e Polloni, sistemas de informações gerencias podem ser definidos como um conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que de sua interação sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões. (Caultela & Polloni, 1976)

A Optimmus estabeleceu um sistema de informação com o objetivo de prover informações para diversas necessidades de decisões dentro da empresa. Tanto para nível estratégico, gerencial ou operacional.

2.1.1 Elite eletrônica

A Optimmus se classifica como uma empresa de elite eletrônica, pois suas características se fundamentam nas mesmas de uma empresa de elite eletrônica, que estão citadas a seguir.

• Permaneça enxuto, trabalhe duro, mova-se com rapidez.

A Optimmus tem uma gestão da produtividade e qualidade do processo produtivo com o objetivo de estudar / analisar as diversas etapas do processo de produção com o intuito de identificar possíveis melhorias para reduzir o transito de materiais entre setores, redução de movimentos e tempo para aumentar a rapidez na construção dos produtos.

• Trate os clientes parceiros de negócios.

A Optimmus identifica seu cliente como parceiro de negócios, pois o melhor marketing que a empresa pode ter é de um cliente satisfeito. Além do produto ser diferenciado, os clientes podem divulgar nosso produto a outras pessoas que não conhecem esse nicho de mercado de móveis.

• Compita hoje e coopere amanhã.

Hoje, a Optimuus tem como concorrentes empresas produtoras de móveis no segmento de fibras. Mas no nicho de mercado de fibras de bananeira, ainda não se tem fortes concorrentes diretos. O intuito da Optimmus é estabelecer o produto e a marca da empresa, para que amanhã o nicho de móveis de fibra de bananeira cresça no mercado.

• Deixe que a organização aprenda com seus erros.

Com o ciclo PDCA, implantado no seu sistema de gestão, a Optimmus pode gerenciar os seus processos, sempre buscando a melhoria continua.

• Explique cada decisão tomada.

Os colaboradores bem informados de cada decisão tomada pela alta direção, conseguirão alcançar com maior assertividade e qualidade os objetivos da empresa.

• Diversidade.

A Optimmus tem uma diversidade em seus produtos que variam desde produtos para ambientes internos como externos.

• Criação.

A Optimmus tem como a característica de motivar seus colaboradores na criação de novos produtos, para aumentar a diversidade de seus produtos, recebendo de todos os seus colaboradores idéias e sugestões.

• Humanização.

A Optimmus tem um projeto social com a comunidade que treina e qualifica pessoas de comunidades carentes para trabalhar juntamente com nossos colaboradores.

• Desenvolvimento de carreira.

Conforme o tópico 7.3, na OPTIMMUS o objetivo é manter o colaborador motivado e em aperfeiçoamento contínuo para que o dia a dia possa expô-lo à novos desafios e crescimento profissional. Implicitamente espera-se dos colaboradores um comprometimento, responsabilidade e resultados que sirvam para o crescimento da organização e do próprio colaborador.

• Motivação é mudar o mundo e fazer a diferença.

Na OPTIMMUS apresenta-se aos novos colaboradores a visão e o valor do trabalho que é desenvolvido, onde, faze-se das fibras de bananeira uma arte que em breve servirá como referência no mercado exterior e com uma qualidade que já é repassada aos clientes.

2.1.2 A importância da informação na empresa

Na Optimmus, as informações tem uma grande importância, pois elas influenciam diretamente na tomada de decisões. Por este motivo, todas as informações recebidas devem ser:

• Claras: apresentar o fato com clareza, não mascarando entre fatos acessórios;

• Precisas: a informação deve ser de um alto padrão de precisão e nunca apresentar termos como: “por volta de”, ”cerca de”, “mais ou menos”;

• Rápidas: chegar ao ponto de decisão em tempo hábil para que surta efeito na referida decisão.

• Dirigidas: a quem tenha necessidade dela e que irá decidir com base nessa informação. (Cautela & Polloni, 1976)

O sistema de informação deve dar qualidade as informações. Com a qualidade das informações teremos decisões assertivas em tempo hábil e para todos que são influenciados pela decisão.

E também, pode ser citado, a qualidade do produto é totalmente influenciada pelas informações adquiridas. Especificações do cliente, normas de segurança, entre outros, são informações essenciais para a criação e desenvolvimento de qualquer produto ou serviço.

A Optimmus é uma empresa focada na qualidade, tanto dos seus produtos, como no atendimento ao cliente e processo gerencial. Todas informações devem ser gerencias de tal maneira que não haja perda ou transfiguração da informação.

Conclui-se que, a Optimmus necessita de um sistema de informações para que a veiculação das informações sejam padronizadas, seguras, eficazes, controláveis, que cheguem a pessoa certa no tempo certo e com todas as características oportunas para que a qualidade dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com