TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquadrias

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4
  1. ESQUADRIAS

Segundo a NBR 10821/11, as esquadrias são os elementos que compõe o subsistema de fechamento de vãos na construção civil, são compostos principalmente por portas e janelas. Estes componentes são responsáveis pela proteção, ventilação e penetração da luz no ambiente. Com o decorrer da evolução nas técnicas construtivas, esquadrias assumiram também a função estética nas edificações.

Considerando as especificações da Associação Brasileira de Construção Industrializado de Concreto (ABCIC, 1991), as esquadrias devem possuir as principais condições de:

  • Estanqueidade ao ar: característica que permite a proteção nos ambientes internos das edificações, evitando infiltrações de ar que possam causar prejuízo ao conforto do usuário ou gastos extras de energia e climatização do ambiente.
  • Resistencia a cargas: permite que o vão suporte as cargas de ventos estabelecidas nas normas técnicas, compatibilizadas com o projetista de acordo com o local de execução do projeto.
  • Estanqueidade à água: característica que permite a proteção aos ambientes internos da edificação, contra infiltração de águas provenientes das chuvas ou qualquer evento no ambiente externo da edificação.
  • Comportamento acústico: tem função de atenuar os sons, quando fechadas, compatibilizados com as condições de uso e as normas técnicas.

As esquadrias podem ser classificadas quanto ao material utilizado e quanto a sua função.

  1. Classificação quanto o material utilizado

Os materiais utilizados para a composição de esquadrias são vários, estando entre os mais usuais as esquadrias de madeira, metálicas, alumínio e PVC.

  1. Esquadrias de madeira

A madeira é o material componente de esquadrias utilizada a mais tempo, devido a tecnologia existente nas épocas passadas, sendo bastante comuns em edificações históricas. Com o passar dos anos, devido a mobilização de preservação do meio ambiente e surgimento de novas tecnologias, esse tipo de material perdeu parcela significativa no mercado, causado também pelo aumento do valor da madeira consideradas boas para este fim. Atualmente, o seu uso vem sido retomado, principalmente em obras de alto padrão, com acabamentos e desempenho mais aprimorados.

As madeiras que normalmente são utilizadas para a fabricação de esquadrias são: imbuia, o mogno, o angico, a jatobá, entre outras.

As vantagens que as esquadrias de madeira oferecem podem ser citados a facilidade de execução e de montagem, e as desvantagens estão relacionadas à durabilidade e a segurança e manutenções constantes.

As esquadrias de madeira devem ser chumbadas às alvenarias por meio de pregos ou grapas, ou fixados em contramarcos previamente colocados na parede. Normalmente as esquadrias de madeira são entregues na obra já montadas, com travamentos de proteção entre as folhas e fechos.

  1. Esquadrias de metálicas

As esquadrias metálicas também são utilizadas a bastante tempo e caracterizam uma tecnologia antiga, sendo utilizadas desde meados do século XIX, quando os perfis laminados eram preparados e ajustados em serralharias.

Atualmente, as esquadrias metálicas são confeccionadas com aço mineral, ferro, carbono e pequenas quantidades de manganês, fósforo, enxofre ou silício. Para que o risco de corrosão seja evitado, também é adicionado o cobre, e ainda são aplicadas sobre as esquadrias já confeccionadas uma camada superficial de zinco, que tem como função atuar como um empecilho para a oxidação do aço.

Esse tipo de esquadria é entregue já prontas e montadas na obra, devendo ter atenção especial com o contato de outros materiais e cuidado também na remoção dos mesmos em caso de contatos diretos. A instalação, em geral é realizada em vãos rigorosamente esquadrejados, por meios de gabaritos.

As esquadrias metálicas não podem ser expostas a ácidos, pois estes podem reagir quimicamente com os materiais componentes na fabricação da esquadria, mesmo protegidos com a camada de zinco, o material tem risco de sofrer deterioração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com