TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS.

Pesquisas Acadêmicas: QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 6

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS.

Teoria

Administração Cientifica: Os Principais Estudiosos eram Frederick Taylor, Carl Barth, Frank Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Munsterberg. Principais Idéias eram a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. O homem trabalhador era considerado como uma máquina. O exemplo de utilização nos dias atuais é a Linha de montagem de veículos.

Teoria Clássica: Principal Estudioso Henry Fayol sua s idéias era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e de suas inter-relações estruturais. O homem era considerado Homo Economicus (parte do ser humano que apenas produz e consome). Os exemplos que existem nos dias de hoje são empresas que possui hierarquia em sua organização.

Teoria das Relações Humanas: Elton Mayo, John Dewey e Kurt Lewin foram os principais estudiosos, as idéias que tinham seria a necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica. Nesta teoria o homem deixa de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo, isto é um ser humano, com seus objetivos e inserção social própria. Nos dias de hoje a principal aplicação da Teoria das relações humanas se deve ao surgimento e desenvolvimento da área de recursos humanos dentro das organizações e com isso houve grande avanço nas áreas da Psicologia e Sociologia.

Teoria Neoclássica: Os estudiosos Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’DONNEL, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Louis Allen, há também os autores da escola da administração por objetivos, e outros autores que não chegam a formar uma escola definida. Suas idéias seria a ênfase na pratica da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados, além da reafirmação dos postulados clássicos e do ecletismo nos conceitos. O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para alcançar seus próprios objetivos.

Modelo Burocrático: Max Weber e Robert K. Merton foi os principais estudiosos, as idéias que buscavam era a organização eficiente por excelência, onde os mínimos detalhes eram explicados para o homem (trabalhador) de como as coisas deveriam ser realizadas para assim conseguir a eficiência. Nos dias atuais o comportamento humano afeta na eficiência da empresa.

Teoria Estruturalista: Teve vários estudiosos, baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. O homem faz parte de uma estrutura onde os sistemas organizacionais não são mera justaposição das partes.

Teoria Comportamental: Os estudiosos Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland. Suas idéias era a ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico, ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional: Leland Bradford, tem como colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção. O homem tinha razão democrática e participativa para a renovação e revitalização das organizações.

Tecnologia da Informação: O estudioso Keen, suas é a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas. Nos dias atuais a TI é utilizadas constantemente nas empresas, praticamente em tudo.

Teoria Matemática: Desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. É através do modelo que se fazem representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com