TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado atual

Resenha: Estado atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Estado da arte

A iluminação é um fenómeno físico resultante da exposição de uma fonte de luz num ambiente que pode absorver ou refletir a luz tornando-se visível[7]. A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda sensibiliza o olho humano é sensível (entre a radiação infravermelha e ultravioleta). As grandezas físicas da luz são: intensidade (amplitude), frequência e polarização (ângulo de vibração). No caso específico da luz, a intensidade identifica-se com o brilho e a frequência com a cor.

Para haver iluminação, muitas das vezes é necessário energia eléctrica. A energia eléctrica não é nada mais, nada menos, do que o integral da potência elétrica em ordem ao tempo, sendo a potencia eléctrica o produto da corrente eléctrica pela diferença de potencial eléctrico. O movimento de cargas eléctricas orientado e ordenado quando aplicada uma diferença de potencial designa-se por uma corrente eléctrica. Esta corrente eléctrica pode provocar libertação de calor, luz, etc. Mas, como fornecer a possibilidade das cargas eléctricas realizarem trabalho? A resposta é simples, através de geradores eléctricos. Geradores eléctricos são dispositivos que transformam energia mecânica em energia eléctrica por indução electromagnética (termo mais à frente adiante). A pergunta seguinte será, como se gera energia mecânica? A energia mecânica é obtida através da combustão de combustíveis fósseis (gás, carvão, etc), energia nuclear e energias renováveis (eólica, solar, hídrica etc).

O consumo de combustíveis é algo prejudicial ao Homem e ao ambiente, embora seja necessário à produção de energia eléctrica. Então, como diminuir o uso e a dependência de algo tão negativo para o Homem? Na generalidade tem havido uma importante preocupação com a diminuição do consumo energético: eliminação de desperdícios energéticos, melhoria dos equipamentos que consomem a energia eléctrica (aumento do rendimento, diminuição da THD, aumento do factor de potência, etc), melhoria dos processos industriais, etc. Um exemplo em particular seria diminuir o consumo de energia eléctrica na iluminação, pois é um dos maiores custos energéticos, como se pode observar pelo gráfico da figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com