TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Relacionadas à Gestão da Qualidade Enquanto Melhoria Contínua

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Estratégias relacionadas à gestão da qualidade enquanto melhoria contínua

A. Procedimento de organização do processo

Células de produção: as células de produção possibilitam processos flexíveis de produção e minimizam os problemas que as linhas sequenciais e de grande porte traziam. Graças à elas, tornou-se possível operar fluxos de produção contínua, que possibilitaram eliminar quebras de ritmo ocasionadas pelos esquemas de ordens de produção. Essas, ainda, criam novos layouts, permitem o desenvolvimento de novos equipamentos, alteram completamente o conceito de movimentação de materiais (mostrando tratar-se de operações que não agregam valor ao produto ou processo) e geram um novo conceito de relações entre os setores.

Duas outras estratégias relacionadas a essa nova organização relacionadas a essa nova organização do processo são o Just in time e o Kanban.

Just in time: é a racionalização das atividades produtivas com um direcionamento claramente definido. Por isso, o Just in time envolve posturas gerenciais que exigem objetividade e visão racional de processos; ênfase ao melhor aproveitamento de todos os recursos da organização (mão-de-obra, inclusive, e com especial ênfase) ; novas estruturas de processos e novas tecnicas de produção (mais ágeis e flexíveis).

As relações entre Just in time e gestão da qualidade são evidentes. As mais relevantes referem-se à identidade de conceitos e operações que ambas apresentam, como, por exemplo :

Quanto às operações:

ações voltadas para a eliminação de desperdícios;

ações voltadas para o aumento e eficiência do processo produtivo;

Quanto aos agentes:

operadores que desenvolvem múltiplas funções;

operadores com visão horizontal da empresa;

Quanto aos processos:

processos que envolvem lotes menores de produção;

processos que utilizam só os recursos necessários e de forma otimizada.

O Kanban é um esquema típico do ambiente Just um time. Utilizando dispositivos em forma de cartões ou placas, sinaliza elementos de operação que, às vezes, não são percebidos rapidamente, como quantidades e tipos de materiais e serviços em produção, em deslocamento, em espera ou em processos complementares de montagem, acabamento ou transformação. O Kanban utiliza-se de mecanismos para viabilizar cada operação, no momento exato em que regula e gerencia todo o sistema. Esse sistema também prioriza a produtividade e requer a reorganização de processos, de serviços e de toda a empresa.

Outra estratégia utilizada é o 5S.

Programa 5S: é um programa que investe em mudanças de hábitos e pensamentos, adotando a palavra “senso” para expressar genericamente esses termos. A ideia é que é necessário “sentir” cada elemento e, daí definir a necessidade de mudar atitudes e concepções. Trata-se de “senso” comum o emprego dos seguintes termos para cada “S”, respectivamente: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

O senso da utilização envolve organização, arrumação, ou seleção; o senso de ordenação está associado à arrumação, racionalização e sistematização; o senso de limpeza inclui higiene, asseio, padronização; o senso de saúde envolve o bem-estar das pessoas e sua segurança e o senso da autodisciplina abrange educação e comprometimento.

A seguir, uma breve descrição de cada um dos “sensos”:

senso de utilização: refere-se à melhor utilização dos recursos da organização, evitando excessos, desperdícios ou emprego inadequado.

senso de ordenação: refere-se à organização física da empresa, com a definição de processos de alocação de bens tangíveis (layouts) e intangíveis (informações).

senso de limpeza: refere-se à conservação de ambientes de trabalho.

senso de saúde: refere-se à conservação de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com