TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS (KAIZEN)

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS (KAIZEN)

CICLO PDCA

São Bernardo do Campo – 2012

A Aplicação do Ciclo PDCA na Kostal

Empresa Kostal: Integrante do grupo Carmem Geane de Carvalho (auxiliar de líder)

A Kostal é uma empresa de grande porte e bem conceituada no ramo de peças automobilísticas, desenvolve e produz produtos eletrônicos, eletro-mecânica, mecatrônica.

A utilização do Ciclo PDCA na Kostal iniciou-se durante o ano de 2011 onde foi detectado em auditorias internas um auto índice de refugo nas injetoras, esse problema precisava ser sanado e foi através do Ciclo PDCA que a empresa buscou atingir as metas estabelecidas para uma redução significativa no índice de refugos e para uma melhoria contínua.

Como foi aplicado o Ciclo PDCA na Kostal?        

Foram planejadas algumas metas para a redução dos refugos, após isso a empresa passou a utilizar algumas ferramentas da qualidade como Histograma e Diagrama de Ishikawa para identificação dos principais motivos do número excessivo de refugos, executando assim o que foi planejado, a empresa passou a monitorar se as ações para a eliminação do problema estavam sendo executadas, e a partir disso a empresa sanou que estava não conforme, obtendo assim como planejado inicialmente, uma diminuição significativa no índice de refugo das injetoras, o Ciclo PDCA foi aplicado de maneira correta e a empresa obteve bons resultados.

MSA do Brasil

A MSA do Brasil desenvolve e fornece equipamentos de proteção que salvam e protegem a vida dos trabalhadores desde 1969, quando a fábrica começou produzindo luvas, em um país com enorme potencial industrial e pouca conscientização sobre a segurança no trabalho.

        

Com pioneirismo e perseverança, a MSA contribuiu para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, oferecendo produtos de alta qualidade e estabelecendo no mercado uma imagem de confiança, tanto para usuários quanto para empresários.

 As linhas de produtos no Brasil aumentaram. Atualmente a MSA produz uma série de equipamentos, como: Capacetes, Abafadores de Ruídos, Óculos, Máscaras, Respiradores, Sistemas Fixos para Detecção de Gases, entre outros. Para atender com segurança as necessidades dos clientes, a MSA possui uma equipe especializada de Telemarketing e Gerentes de Negócios; Vendedores Regionais, Representantes de Vendas e Distribuidores por todo o Brasil. Com um serviço especializado de Assistência Técnica, a MSA se destaca dos demais concorrentes, garantindo o correto funcionamento dos Equipamentos MSA no campo de trabalho.

A MSA está localizada na Avenida Roberto Gordon, 138 em Diadema, São Paulo. Atualmente a empresa possui cerca de 300 Colaboradores, o contato com a empresa foi através da Adriana Costa que é Técnica da Qualidade na MSA.

A Visão da MSA é: Ser uma companhia líder em inovação e fornecer instrumentos, produtos e serviços de segurança de alta qualidade que permitam proteger e melhorar a saúde das pessoas, a segurança e o meio ambiente.

A Missão da MSA é: Criar as condições necessárias para que homens e mulheres possam trabalhar com segurança e que, junto com suas famílias e em suas comunidades, possam viver com saúde no mundo inteiro.

A empresa foi escolhida pelo reconhecimento que a mesmo possui em sua área de atuação e também pelo fato de ser a empresa em que duas integrantes do grupo trabalham.

A Aplicação do Ciclo PDCA na MSA

 O Ciclo PDCA foi aplicada na MSA com o objetivo de otimizar a entrega dos produtos, notava-se que em um período bem curto de tempo, surgia muitas reclamações de clientes, com relação a erros na quantidade dos itens solicitados pelo mesmo. Havia também muitas devoluções, por motivo de troca de produtos; com isso, ocorria atraso nos prazos de entrega, pois o cliente precisava do produto para uma determinada data e ainda tinha que fazer a troca do produto que foi errado.

Foram planejadas metas para que as entregas dos produtos fossem aperfeiçoadas, e como consequência as reclamações dos clientes fossem reduzidas, a empresa aplicou auditorias internas e utilizou algumas ferramentas da qualidade como Diagrama de Ishikawa e Gráfico de Pareto para identificar e resolver problemas, com a execução dessas ferramentas os problemas começaram a ser sanados, a empresa passou a monitorar se tudo estava ocorrendo de maneira correta e como planejado inicialmente a empresa obteve sucesso em reduzir  60% do número de reclamação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (395.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com