TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Dissertações: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVECIDADE TIRADENTES

TECNOLO DE SEGURANDO DO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

JOSÉ GLAUCENIR SILVA SANTOS

2013

LAGARTO

UNIVECIDADE TIRADENTES

TECNOLO DE SEGURANDO DO TRABALHO

JOSANIAS DE OLIVEIRA CAETANO

JHONAS

2013

LAGARTO 

Avaliação e controle do ruído que este presente em diversas atividades, principalmente nas indústrias, seja de calcados ou de processos químicos, o ruído em excesso pode provocar efeitos que pode ser auditivos e não auditivos. O ruído representa um som que causa desconforto, portanto causando dano ou lesão ao aparelho auditivo, mas olhando para o lado pessoa a também para o trabalhado uma perda de autoestima dentro do trabalho, causando uma quantidade maior de acidentes e portando diminuição do processo produtivo dentro da empresa.

O ouvido humano reponha de forma diferente a cada frequência de som produzido por qualquer que seja o emissor sonoro desde uma maquina ate um radio emitindo uma musica. Para essa medição utilizamos a unidade de medida do ruído o decibel, assim depois foi necessário ser construído um instrumento de medição que estabelece medidas exatas para melhoras as condições de trabalho e, consequentemente, a vida do trabalhador para o controle do agente físico do ruído.

Assim para a avalição e controle do ruído na saúde do trabalhador e necessário que sabemos que tipo de ruído estamos lidando com de impacto o ruído continuo e intermitente, para ai ser aplicado a dose de controle:

O ruído continuo pode varia a sua atenuação em 3,0 dB por mas de 15 minutos de observação.

O ruído intermitente é aquele que varia de 3,0 dB em períodos curtos, ou seja menos de 15 minutos mas sendo superior a 0,2 segundos.

O ruído de impacto devera ser avaliado em (dB) com o medidor de preção sonora operando em uma circulo linear. Assim o impacto é aquele que tem picos de energia acústicos durante inferior a 1 segundo em intervalos de 1 segundo.

Algumas importantes procedimentos para as medições do ruído deve ser levado em conta na hora de medição do mesmo.

Exemplo : Doses Diárias, Dose, Grupo Homogêneo, Ciclo de Exposição, Audiodosímetro, Incremento de Dose (q), Limites de Exposição (LE), Limite de Exposição Valor Teto (LE-VT), Nível de Ação, Nível de Exposição (NE), Nível de Exposição Normalizado (NEN).

Assim cada um desses exemplos citados tem sua particularidade para temos uma boa medição do ruído do ambiente de trabalho e na saúde do trabalhador.

Se por acaso o ruído tiver vários intervalos de exposição a deferentes níveis, pode ser assim combinados os efeitos. Os efeitos combinados ou dose equivalente pode ser calculada através da seguintes aplicações:

C1/T1+C2/T2+C3/T3+⋯Cn/Tn,<1=Dose=D

Aplicação:

Um trabalhador esteve exposto a certo nível de ruído de 102dB, durante 2 hora, 100 dB durante 01 hora, 87 dB durante 03 horas.

Solução:

Nível do Ruído (dB) Tempo de Exposição (horas) Tempo Máximo Permitido (horas)

102 2 45

100 1 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com