TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Impacto Ambientais em uma Instalaçao de Parque Éolico

Por:   •  24/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.842 Palavras (20 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ[pic 1]

ALEXANDRE PANSERA

FERNANDO NARDI

LUCAS MARINHO

ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ SC.

CHAPECÓ

2015

 ALEXANDRE PANSERA[pic 2]

FERNANDO NARDI

LUCAS MARINHO

ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ SC

Projeto apresentado ao curso de engenharia mecânica. Área de ciências exatas e ambientais, 8° período. Universidade comunitária da região de Chapecó – UNOCHAPECO.

   Orientador: Sidinei Wottrich

CHAPECÓ

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo geral        

2.2 Objetivo específico        

3 JUSTIFICATIVA        

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

4.2 CONCEITO E FUNCIONAMENTO TURBINA EÓLICA        

4.4 LOCAL DE INSTALAÇÃO        

4.5 PASSO A PASSO NA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO        

4.6 IMPACTOS AMBIENTAIS        

4.6.1 Fauna e flora        

4.6.2 Degradação da área afetada        

4.6.3 Poluição sonora        

4.6.4 Vantagens e desvantagens em relação ao meio ambiente        

4.6.5 Impactos sobre o meio sócio econômico        

5 LEIS E NORMAS DE LICENÇA AMBIENTAL        

6 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1 INTRODUÇÃO[pic 4]

No âmbito mundial em geral para se ter um padrão mediano de qualidade de vida é preciso fazer uso, principalmente, de dois recursos para alicerçar a manutenção desse padrão: a água e a energia. A água por se tratar de uma fonte crucial para a manutenção da vida e a energia por ser muito importante para a realização de atividades essenciais para a humanidade em aspectos socioeconômicos.

O desenvolvimento da sociedade exige, dentre outras coisas, o uso exacerbado de energia elétrica. Uma forma de se obter essa energia é através da conversão da energia cinética dos ventos por meio de aero geradores em parques eólicos. Entretanto, atrelado a isso, existem diversos fatores que prejudicam a total utilização desta tecnologia, dentre eles, a geração de ruídos, que são danosos ao homem e à natureza.

Há muito, acreditava-se que as fontes fósseis eram ilimitadas e que não prejudicariam o ambiente quando explorada. Assim, não havia a preocupação ou o cuidado na exploração de combustíveis fósseis. Com o amadurecimento pós-revolução industrial, a sociedade começou a perceber consequências na utilização desses combustíveis, dentre elas, a poluição visual, sonora, ambiental e o efeito estufa.

A preocupação atual existente é com as consequências no ambiente geradas pelo uso exacerbado e com o possível esgotamento dessas fontes nas próximas décadas.

Devido a isso tem sido explorada a obtenção de energia a partir de recursos renováveis tais como energias eólica e solar, que são fontes consideradas limpas por não poluírem o meio ambiente.

Este trabalho busca explorar uma dessas fontes de energia, a energia eólica, e seus impactos ao ambiente e ao homem. Mesmo com impactos relativamente baixos quando comparados às energias fósseis, deve-se obter formas de minimizá-los mais com o objetivo de se ter um aproveitamento energético que o ambiente nos oferece sem riscos ao homem como consequência.

O objeto geral de estudo será descrever os impactos ambientais causados pelas estruturas e pelos ruídos de aero geradores em parques eólicos, buscando expor os desequilíbrios no solo, na flora, nas aves, em quirópteros e no homem.

2 OBJETIVOS[pic 5]

Para a realização deste trabalho, propõe-se atender os seguintes objetivos:

2.1 Objetivo geral

É crescente a preocupação com economia e principalmente cuidados com o meio ambiente. Em qualquer obra a ser construída a análise e o estudo sobre os possíveis impactos ambientais que a mesma poderá gerar está em primeiro lugar. Diante desta realidade tem-se como objetivo, o levantamento de dados para estudo de impactos ambientais em uma instalação de um parque eólico no município de Chapecó SC, contendo

2.2 Objetivo específico

- Como planejar um projeto de instalação de um parque eólico;

- Estudar os possíveis impactos ambientais ocasionados pela implantação do projeto em determinado local;

- Apresentar a melhor forma de instalação do parque dentro das normas e leis ambientais.

3 JUSTIFICATIVA[pic 6]

A razão para a realização deste estudo é compreender a maneira na qual é realizado um projeto de um parque eólico levando em consideração as leis e normas ambientais que o envolve.

O desenvolvimento deste estudo é de principal importância para ampliar o conhecimento acadêmico, de modo à, um dia se realizado, o uso destes conhecimentos auxiliar e ajudar o engenheiro mecânico a estar preparado quanto as leis e normas ambientais, pois é de sua extrema responsabilidade realizar projetos buscando pela preservação ambiental como um bem para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (306.1 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com