TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPLORAÇÃO EXPLOTAÇÃO E REFINO DO PETROLEO

Casos: ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPLORAÇÃO EXPLOTAÇÃO E REFINO DO PETROLEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPLORAÇÃO, EXPLOTAÇÃO E REFINO DO PETRÓLEO.

Naama Figueredo dos Santos (naamalf@hotmail.com)

Patrícia Mendonça Pimentel (orientador)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA

1- INTRODUÇÃO

O petróleo é de suma importância para nossa sociedade atual, além de ser uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade, os seus derivados são utilizados como matéria-prima para inúmeros bens de consumo, e, desta forma, tem um papel bastante relevante na vida das pessoas. A concepção de um mundo sem os benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança da mentalidade e dos hábitos da população, ou seja, uma total reformulação no funcionamento da sociedade.

Em decorrência desses fatos, a indústria do petróleo, desde a sua exploração até a sua fase de separação ou refino, pode ser e é uma grande degradadora do meio ambiente, pois tem potencial para afetá-lo em todos os níveis: ar, água e solo, afetando, consequentemente, a todos os seres vivos que habitam o nosso planeta. Assim, faz-se necessária uma integração da variável ambiental com o planejamento, concepção e acima de tudo na operação das indústrias do petróleo. A solução não seria fechar as portas ou reduzir seus níveis de produção, o que no ponto de vista prático é totalmente inviável.

2-METODOLOGIA

No presente trabalho, optou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, buscando o assunto em teses, dissertações, artigos e páginas relacionadas ao assunto na internet. Como técnica, a pesquisa bibliográfica compreendeu leitura, seleção e resumo dos tópicos de interesse para a pesquisa, visando conhecer as contribuições científicas que se efetuaram sobre o assunto em pauta. A leitura direcionada dos referidos textos facilitou o alcance do objetivo proposto. Na leitura e análise das publicações, procurou-se abordar as questões relativas à exploração, explotação (perfuração e produção) e o refino do petróleo, analisando como tais atividades tão vitais para a organização da

sociedade atual podem ser degradadoras e poluidoras do meio ambiente, causando danos aos seres humanos e a todos os outros seres vivos do nosso ecossistema. Expondo dessa forma resultados de vários pesquisadores.

3-RESULTADOS E DISCUSSÕES

A indústria do petróleo tem um grande potencial poluidor ou dagradador do meio ambiente, pois, esta, tem como agredir o meio ambiente nos seus três níveis que são o solo, a água e o ar.

3.1 PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAEXPLORAÇÃO, EXPLOTAÇÃO E REFINO DO PETRÓLEO.

3.1.1 Exploração

A fase de exploração do petróleo compreende o início de todas as atividades de prospecção de petróleo, onde é feita uma longa pesquisa a respeito do solo e das rochas do local a ser explorado. Esse estudo é feito basicamente com dados da sísmica, onde são instalados geofones no caso da exploração em terra e hidrofones no caso da exploração marítima provocando explosões artificiais geralmente com dinamites e na exploração onshore e com canhões de ar comprimido offshore, esses geofones e hidrofones enviam imagens através dos aparelhos específicos e os geólogos fazem a leitura identificando a possibilidade de haver petróleo naquele lugar. Mesmo através dessas leituras, só é possível a confirmação se há petróleo ou não, através da perfuração.

Partindo do pressuposto que a fase de exploração só corresponde aos estudos e análises do solo para a prospecção de petróleo, os impactos ambientais causados por estas atividades são basicamente a alteração do solo, causada pela ação dos explosivos que causam verdadeiros terremotos artificiais, podendo ocorrer deste solo se tornar improdutivo para outras atividades. Assim como, as explosões com ar comprimido no mar podem causar a migração dos seres vivos que habitam o local das explosões.

3.1.2 Explotação

A palavra explotação corresponde à fase de produção, assim dentre os fatores que causam maiores impactos ambientais estão: As águas produzidas, os fluidos de perfuração, assim como o derramamento de óleo.

3.1.3 Refino do petróleo

O refino do petróleo é um dos maiores poluidores da indústria do petróleo, pois tem a capacidade de poluir a água, o solo e o ar.

 Poluição da água

As refinarias são grandes consumidoras de água, gerando assim, quantidades significativas de despejo líquido, muitos desses de difícil tratamento.

Os efluentes hídricos gerados nas refinarias variam muito em qualidade e quantidade, em função do tipo de petróleo que está sendo processado, da forma de processamento que compõe a refinaria e da forma de operação dessas unidades. De um modo geral, as refinarias geram uma quantidade de efluentes líquidos que é relativamente proporcional às quantidades de óleo refinado.

A principal função da água no refino do petróleo é o resfriamento e o uso de circuitos de resfriamentos fechados que promove a recirculação dessas águas. Depois do uso para o resfriamento, o segundo principal uso da água nas refinarias é a alimentação das caldeiras. Como o vapor entra em contato direto com as frações do petróleo, o condensado dessas operações pode ser contaminado.

 Poluição do solo

As mudanças provocadas pelo homem nos solos como consequência do descarte dos resíduos sólidos nos mesmos são ações de natureza química. Essas alterações químicas causadas ao solo repercutem sobre os organismos vivos que habitam o solo, ocasionando impactos em sua biota, podendo eliminar muitos organismos úteis ao seu meio. A poluição do solo limita o uso da terra, pois os poluentes podem ser nocivos aos seres humanos assim como a todos os organismos vivos.

 Poluição do ar

Os principais poluentes atmosféricos emitidos pelas refinarias de petróleo são basicamente: Monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e materiais particulados. Estes poluentes são liberados das unidades de fornos e caldeiras, assim como nas unidades de processos. Todos esses poluentes são nocivos à vida humana e a todos os seres vivos do nosso ecossistema.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com